PRESERVAÇÃO DIGITAL
INDEXADORES
Somos seres de relação. É por meio da interação entre indivíduos que se constituem as sociedades e as culturas. Cada cultura, como um repertório simbólico de experiências materiais e imateriais, revela seu capital singular de saberes, fazeres, normas, crenças, costumes, ideias, valores, narrativas, ves-timentas, culinárias, transmitidos de geração em geração e capazes de identi-ficar e caracterizar os diferentes grupos sociais. Nesse sentido, a diversidade envolve as múltiplas dimensões constitutivas de todo o tecido social.
No contexto contemporâneo, com a globalização e as transformações operadas pela revolução digital, que, de alguma forma, borraram as fronteiras, não só territoriais, mas também subjetivas, a afirmação das identidades tornou-se premente. Notadamente, em sociedades marcadas pelo colonialismo e pelos processos de exclusão, grupos e indivíduos intensificam sua luta pela afirmação de identidades étnicas, raciais, culturais ou religiosas.
Esta edição da Revista Veredas traz um conjunto de artigos de deman-da contínua, que lança luzes para se compreender essa complexa situação.