A luta pela educação do campo no contexto das políticas educacionais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2023;6;12;47-64

Palavras-chave:

Educação, Prática educacional, Política, Educação rural

Resumo

O presente texto versa sobre a constituição da educação do campo como área especializada e as políticas educacionais direcionadas para essa temática. Nosso ponto de partida é a constatação da exclusão sistemática da população rural das políticas sociais, em especial a educação. Procuramos apresentar em nossa exposição a trajetória de luta pela educação do campo e os princípios que movem sua prática na articulação entre escola e comunidade com vistas a promoção da emancipação dos educandos. Do ponto de vista metodológico foi empreendida abordagem qualitativa, construída através de pesquisa bibliográfica. A questão que orientou a pesquisa pode ser assim expressa: quais as condições para a efetivação de uma educação do campo adequada para a realidade social da comunidade escolar? Argumentamos que a formação de professores, currículo, calendário escolar, transporte e infraestrutura são aspectos de primeira ordem para se pensar uma educação que supere o modelo educacional centrado no paradigma urbano e permita aos educandos do campo acessar saberes e competências condizentes com sua realidade social.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

CORREA DUARTE, S. A luta pela educação do campo no contexto das políticas educacionais no Brasil. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 47-64, 2023. DOI: 10.56242/revistaveredas;2023;6;12;47-64. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/499. Acesso em: 22 dez. 2024.