Sobre a Revista

Veredas – Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas  é uma publicação semestral do Programa de Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro - UNISA - e tem por objetivo propor reflexões abrangentes e interdisciplinares para fenômenos históricos, jurídicos, políticos, sociais, estéticos, comunicacionais, educacionais etc., com abordagens em diferentes áreas do conhecimento, desde que dialoguem com as Ciências Humanas. São bem-vindas, em fluxo contínuo, contribuições originais de mestres e doutores na forma de artigos, resenhas e entrevistas, a fim de difundir o conhecimento científico de maneira a criar interações com a comunidade científica nacional e internacional. 

Edição Atual

v. 8 n. 15 (2025): VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades

Apresentação Dossiê Educação e seus distintos desdobramentos

Patrícia M. F. Coelho

                Em 2025, o Mestrado em Ciências Humanas organizou para a Veredas - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas (Vol. 8, Nº. 15, 2025), da Universidade Santo Amaro, um Dossiê em que se destacava pela  temática Educação e seus distintos desdobramentos. Nesse Dossiê, buscou-se apresentar diferentes perspectivas e olhares de estudiosos que se dedicam a refletir sobre a área da Educação, a partir de diferentes perspectivas. A partir de vários enfoques a revista apresenta pesquisas que refletem sobre a Educação de maneira comprometida com a qualidade. O presente Dossiê traz estudos de distintas regiões e Instituições do país sobre diversas temáticas que tratem sobre a Educação, principalmente, em nosso país.

            Temos seis artigos que refletem sobre os desafios no campo da Educação, e, representam diferentes demandas sobre Educação na atualidade. Esperamos que disfrute da leitura dos artigos aprofundando-se nas temáticas trazidas para esse Dossiê:

  • Geovana Márcia Carneiro Oliveira e Ivonete Barreto de Amorim apresentaram o artigo O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA DO CAMPO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES NORTEADORAS PARA UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA que discute o Projeto Político Pedagógico (PPP) no contexto da escola estadual do campo, destacando elementos importantes a serem considerados em sua (re)construção, como os saberes, os valores e a formação dos membros que compõem a comunidade escolar e local.
  • Sandra Heloísa Teixeira Reis e Sandra Célia Coelho Gomes da Silva refletiram sobre as INTERFACES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO ENSINO RELIGIOSO COM FOCO EM INTERCULTURALIDADE, TRADIÇÕES RELIGIOSAS E DIREITOS HUMANOS que considera o percurso do Ensino Religioso no Brasil a partir de seus aspectos legal e curricular para mapear e analisar a prática pedagógica das professoras que lecionavam o componente curricular Interculturalidade, Tradições religiosas e Direitos humanos (área Ensino Religioso) (2021-2023), no 6º ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Municipal do Sertão Produtivo Baiano.
  • Alessandra Maria Sambatine Zambone, Kleber Willian Eloi e Maria Aparecida de Souza Santos trataram do tema do DIREITO À EDUCAÇÃO E PAULO FREIRE: UM DIÁLOGO SOBRE JUSTIÇA SOCIAL E A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA o artigo propõe uma articulação entre os fundamentos da pedagogia freiriana e o direito à educação no Brasil, partindo da concepção de Paulo Freire, que potencializa a formação crítica dos profissionais da educação, promovendo práticas inclusivas e orientadas à equidade.
  • André Luís Dolencsko trata sobre a INTERDISCIPLINARIDADE E SAÚDE MENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA EFETIVIDADE NO ÂMBITO DO GOVERNO PAULISTA a pesquisa parte do questionamento de como a saúde mental é tratada nas políticas educacionais para essa modalidade e em que medida essa abordagem se dá sob uma perspectiva interdisciplinar para buscar compreender o papel institucional da escola no acolhimento e cuidado com o bem-estar psíquico dos estudantes, especialmente em uma modalidade que atende sujeitos em situação de vulnerabilidade.
  • Iara Carnevale de Almeida, Marcelo Antônio e Silva Filho e Patricia M. F. Coelho explicitaram a respeito da FORMAÇÃO CONTÍNUA ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO JUNTO À PROFISSIONAIS DE TI. O artigo apresenta a percepção de profissionais de desenvolvimento sobre a importância de evitar a Dívida Técnica em contextos ágeis e propõe uma solução baseada em ferramentas de compartilhamento do conhecimento para apoiar uma formação contínua.
  • Rayssa Batista Lima da Silva, Ana Paula de Lima e Cristiano de Jesus Andrade refletiram sobre o CAPITALISMO E AS PRÁTICAS NEOLIBERAIS: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE IMPLICAÇÕES NA SAÚDE MENTAL DAS MULHERES estudo teve por objetivo analisar as implicações do capitalismo e as práticas neoliberais na saúde mental das mulheres, bem como compreender os mecanismos pelos quais essas ideologias econômicas reforçam as desigualdades de gênero.

Os artigos selecionados para esse Dossiê corroboraram para os atuais estudos em educação, a partir de distintas perspectivas teóricas e metodológicas. Evidenciamos que  os desafios são vários, mas estamos atentos, para as pesquisas que nos permitam avançar  e a tornar a área da Educação cada dia mais proficua.

Publicado: 2025-06-09
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