v. 7 n. 14 (2024): VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades

Apresentação Dossiê Miscelânea II - Interdisciplinar

Patrícia M. F. Coelho

                Nesta segunda edição do ano de 2024, a Pós-Graduação em Ciências Humanas organizou para a revista Veredas (Vol. 7, Nº. 14, 2024), da Universidade Santo Amaro - UNISA, a continuidade de um Dossiê em que se destacava pela temática Miscelânea II. O Dossiê, buscou trazer diferentes pesquisas da área das Ciências Humanas, a partir de um viés da interdisciplinaridade trazendo 05 artigos que comprovam a complexidade na área das Ciências Humanas.

            Assim sendo, os 05 artigos selecionados para esse Dossiê apresentam distintas temáticas, que interatuam, de forma interdisciplinar, com diferentes áreas do conhecimento, e corroboram para o desenvolvimento da pesquisa em nosso país. Deleite-se com a leitura dos artigos e aprecie as temáticas apresentada neste Dossiê:

Alvaro Martins Fernandes Júnior e Laura Maria de Moraes Pereira  explicitaram a respeito Os princípios da neurociência na aprendizagem: auxiliando o professor a melhorar suas práticas.  Esta pesquisa é uma adaptação do Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia e busca responder à questão: "Como o entendimento aprofundado dos princípios neurocientíficos pode aprimorar a eficácia pedagógica de um professor?". A metodologia adotada foi bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa e exploratória. A pesquisa se fundamenta em autores como Amaral e Guerra (2020), Bogdan e Biklen (1994), e outros. A conclusão aponta que os conhecimentos da neurociência têm um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo e motivacional dos alunos, contribuindo para um ensino mais eficaz.

Denise D´Auria-Tardeli e Kethi Cristina do Rosário Squecola Alexandre, refletiram sobre artigo Projetos de vida de professores e suas implicações no processo educacional dos alunos. Este estudo visa analisar a compreensão de professores de Ensino Médio sobre seus projetos de vida, focando na profissão docente e no impacto de suas atuações na formação dos alunos. O objetivo é explorar a perspectiva temporal e psicológica do conceito de projeto de vida, além de investigar as aspirações profissionais, valores e percepções dos docentes. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado a 32 professores no estado de São Paulo. A fundamentação teórica inclui autores da psicologia, moralidade e educação, e os resultados apontam que o projeto de vida é um ato pessoal que reflete a construção da personalidade e o compromisso com ideais sociais.

             Gabriel Silva Alves e Cristiano de Jesus Andrade apresentaram o artigo Travestis e mulheres trans no trabalho em prostituição: a construção do corpo-mercadoria. Este artigo tem como objetivo discutir a inserção de travestis e mulheres trans na prostituição, adotando uma perspectiva crítica materialista. A análise busca compreender as formas como esse fenômeno se configura, investigando a segregação das pessoas trans, que constituem uma parcela significativa da população dependente dessa prática para sua sobrevivência. Além disso, o estudo explora o processo ideológico e cultural que constrói e mantém a imagem do corpo trans como mercadoria nas relações prostitucionais.

            Luis Ernesto Barnabé e Jéssica Andrade trataram da temática do A pré-história de Seignobos: análise por meio do compendio de historia da civilisação. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a presença e os usos da História Antiga nas escolas brasileiras no final do século XIX e início do século XX, com ênfase na introdução do conceito de pré-história, que ganhava destaque nas discussões acadêmicas e nos compêndios escolares da época. A análise concentra-se no "Compêndio de História da Civilização", de Charles Seignobos, publicado no Brasil, investigando sua circulação por meio de anúncios na imprensa e a forma como a pré-história é abordada, questionando seu impacto na cronologia e no entendimento da história humana.

Siderly do Carmo Dahle de Almeida, Silmara Pimentel Barbosa Lemes e Ana Paula Pedrina Spada evidenciaram a importância Desafios e possibilidades na formação contínua de professores para uma educação humanizadora e inclusiva: reflexões a partir da pedagogia histórico-crítica. Este estudo investiga a importância da formação contínua de professores à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, com o objetivo de promover uma educação humanizadora e inclusiva. Foca na formação dos educadores em um contexto educacional em constante mudança social, cultural e política. Adota uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e análise teórica, para desenvolver práticas pedagógicas que valorizem as diferenças e singularidades dos alunos. Os resultados apontam que a formação contínua, baseada nessa pedagogia, é fundamental para superar desafios educacionais atuais e formar indivíduos críticos e transformadores na sociedade.

            Destacamos, que os artigos escolhidos para este Dossiê comprovaram a relevância das pesquisas interdisciplinares realizadas no país, apresentando propostas contemporâneas a partir de distintas perspectivas teóricas e metodológicas. Dessa maneira, demonstramos que estamos atentos para as pesquisas que avançam na área das ciências humanas, por meio de uma perspectiva interdisciplinar, sendo essa maravilhosa miscelânea, que nos permitem progredir nas análises interdisciplinares em nosso país.

 

Publicado: 2024-12-11