O projeto político pedagógico na escola do campo: algumas considerações norteadoras para uma prática contextualizada

Autores

  • Geovana Marcia Carneiro Oliveira UNEB
  • Ivonete Barreto de Amorim UNEB

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Escola do Campo, Prática contextualizada.

Resumo

O artigo discute o Projeto Político Pedagógico (PPP) no contexto da escola estadual do campo, destacando elementos importantes a serem considerados em sua (re)construção, como os saberes, os valores e a formação dos membros que compõem a comunidade escolar e local. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, resultante do mestrado profissional da pesquisadora. Fundamenta-se em autores como Freire (2001, 2003), Vasconcellos (2000, 2006), Arroyo (1999), Caldart (2009, 2012), Minayo (2015), entre outros. Os resultados indicam que o PPP é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento humano e social, desde que esteja alinhado à realidade, aos desafios e às potencialidades da escola pública do campo, integrando os conteúdos escolares aos saberes locais.

Biografia do Autor

Geovana Marcia Carneiro Oliveira, UNEB

Mestre em Intervenção Educativa e Social pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XI. Especialista em Educação e Pluralidade Socio-cultural, UEFS. Especialista em Coordenação Pedagógica, UFBA, Escola de Gestores. Especialista em Fé e Política, PUC-Rio. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento social - EPODS. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003). Atualmente é coordenadora pedagógica - Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, atuando principalmente nos seguintes temas: coordenação pedagógica e projeto político pedagógico.

Ivonete Barreto de Amorim, UNEB

Pós Doutora pelo Programa Bachillerato en Ciencias y Humanidades pela Universidad de Santiago de Chile. Pós Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia -PPGEduC - Linha de Pesquisa I - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural.Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Católica do Salvador. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia -PPGEduC. Especialista em Educação Infantil e especialista em avaliação pela Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/CAMPUS XI).Professora Permanente, orientadora e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB/Campus XI).Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS/UNEB) .Avaliadora integrante do BASIS do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas em formação de professores e currículo (PUC/GO). Foi Coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque (1998-2024).Atuando nos seguintes temas: Formação de Professores; Currículo eAvaliação; Pesquisa de Intervenção; Políticas Públicas e Mestrado Profissional. Registrada na base internacional: https://orcid.org/0000-0001-9943-2118

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

MARCIA CARNEIRO OLIVEIRA, G. .; BARRETO DE AMORIM, I. . O projeto político pedagógico na escola do campo: algumas considerações norteadoras para uma prática contextualizada. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 01-19, 2025. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/747. Acesso em: 22 jun. 2025.