Interfaces teórico-metodológicas no ensino religioso com foco em interculturalidade, tradições religiosas e direitos humanos

Autores

Palavras-chave:

Ensino Religioso; Base Municipal Curricular de Guanambi; Prática Pedagógica.

Resumo

Considerando o percurso do Ensino Religioso no Brasil a partir de seus aspectos legal e curricular, o presente artigo teve por objetivo mapear e analisar a prática pedagógica das professoras que lecionavam o componente curricular Interculturalidade, Tradições religiosas e Direitos humanos (área Ensino Religioso) (2021-2023), no 6º ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Municipal do Sertão Produtivo Baiano, após (re) elaboração do currículo pelo sistema municipal de ensino, para adequá-lo às propostas da Base Nacional Comum Curricular (2017), e às especificidades locais. Os resultados da pesquisa indicaram que as professoras enfrentaram desafios na implementação do referido componente curricular sob uma perspectiva pluralista e crítica.

Biografia do Autor

Sandra Heloísa Teixeira Reis, Universidade do Estado da Bahia - Uneb campus XI

Mestre pelo Programa de pós-graduação stricto sensu em Intervenção Educativa e Social PPGIES. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS) Pesquisadora do Centro Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões da (CEPICR/UNEB). Pós-graduada em Coordenação pedagógica; Linguística, Leitura e Produção de texto. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos e em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus VI). Coordenadora pedagógica da rede municipal de Guanambi-BA. Atuou como coordenadora e articuladora local do Programa de Alfabetização e Letramento-ProsSeguir da Secretaria Municipal de Educação de Guanambi-BA em parceria com o Programa Educar pra Valer. E-mail:  sandraheloisatr@gmail.com. 

Sandra Célia Coelho Gomes da Silva , Universidade do Estado da Bahia - UNEB - campus XVII

Pós-doutorado em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB), Doutora e Mestra em Ciências da Religião (PUC-GO), Pós-Graduada em Sociologia (UFMG), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (UNIVALE). Professora Permanente e Coordenadora do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES – DEDC – Campus XI – Serrinha), Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias DCHT – Campus XVII – Bom Jesus da Lapa. Membro da Sociedade de Teólogos e Cientistas da Religião (SOTER). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS). Pesquisadora do Centro Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB). E-mail: scsilva@uneb.br.

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

TEIXEIRA REIS, S. H.; COELHO GOMES DA SILVA , S. C. . Interfaces teórico-metodológicas no ensino religioso com foco em interculturalidade, tradições religiosas e direitos humanos. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 20-46, 2025. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/748. Acesso em: 22 jun. 2025.