Gestão da liderança

a tecnologia digital de informação por meio do ensino híbrido com uso das metodologias ativas

Autores

Palavras-chave:

Liderança , Metodologias ativas , Ensino híbrido , Power skills

Resumo

Com o advento das transformações sociais e tecnológicas das últimas décadas, há a necessidade do aprimoramento das competências de liderança. O presente trabalho busca compreender esse cenário pela ótica da gestão da liderança. O objetivo geral é analisar a viabilidade da tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no uso do ensino híbrido por meio das metodologias ativas para a formação de líderes, tendo, como objetivos específicos: (i) realizar uma pesquisa bibliográfica sistemática com critérios pré-definidos; (ii) discutir os resultados da pesquisa bibliográfica à luz das teorias da Administração mais recentes; e (iii) propor as competências necessárias para a formação interdisciplinar da nova geração de líderes conforme as proposições apreendidas na pesquisa bibliográfica. Para tanto, a fundamentação teórica aplicada parte de uma linha interdisciplinar entre especialistas da Administração e da Educação, respeitando a epistemologia de cada área. Metodologicamente, realiza-se uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório. A técnica adotada foi a pesquisa bibliográfica, uma vez que se observa a diminuta presença de estudos de revisão sistemática acerca do referido tema na perspectiva da liderança, com o uso de TDICs por meio do ensino híbrido e das metodologias ativas na formação de novos líderes. A amostra de publicações selecionadas é definida pelos seguintes critérios previamente aplicados: (a) tema: a publicação deve estar relacionada ao tema da liderança; (b) temporalidade: o material bibliográfico deve ter sido publicado nos últimos cinco anos (2017-2021); (c) autoridade: a autoria da publicação deve atender a, pelo menos, um desses requisitos: ser especialistas da área (autoria com mais de três publicações no mesmo tema), formação qualificada (título de doutorado), pesquisa de inicial (mestres ou especialistas no tema) e outros (publicações indicadas e de relevância para a própria comunidade acadêmica). Depois de aplicados esses critérios, foram selecionadas 70 publicações. Estas foram, então, analisadas por três parâmetros diferentes, a saber: (i) relevância: citações que a publicação possui no Google Acadêmico (índice h), medindo as que possuem mais citações; (ii) tipo de proposição para área: diferenciando as publicações que são de caráter teórico (isto é, pesquisas de base) das que são empíricas (ou seja, pesquisas aplicadas); e (iii) uso de metodologias ativas: compreender quais publicações fazem referência às metodologias ativas no campo da formação continuada corporativa e quais não o fazem. Em seguida, fez-se a análise dos resultados obtidos a fim de se encontrar correlações entre os três critérios adotados e a tríade dos parâmetros. Com esse exame, foi possível realizar, por meio de levantamento bibliográfico, as competências desenvolvidas nas 70 publicações: cognitivas, com 37,14%, interpessoais, com 28,57%, notando a importância de desenvolver competências power skills com habilidades que superem as soft skills e hard skills, considerando a flexibilidade que associa tanto aspectos tradicionais da área quanto habilidades socioemocionais. As competências pessoais e educacionais somam 18,57% e nota-se a fragilidade na aplicação, com os percentuais encontrados: organizacionais com 8,57% e profissionais com 7,14%. Para estudos ulteriores, recomenda-se aplicar essas competências in loco para se observar sua efetividade.

Biografia do Autor

Msc. Rebecca Bignardi Arambasic Rebelo da Silva , Universidade de Santo Amaro - UNISA

Rebecca Arambasic, uma renomada líder no campo da educação e tecnologia, tem desempenhado um papel fundamental na evolução do ensino tecnológico no Brasil. Distingue-se como a primeira mulher em 15 anos a assumir a posição de Diretora Geral da Fatec Zona Sul, um marco que simboliza sua liderança eficaz e visão estratégica no setor educacional.

No Centro Paula Souza desde 2005, Rebecca tem sido instrumental na capacitação de talentos universitários e colaboradores, integrando tecnologia e educação para enfrentar desafios contemporâneos. Sua atuação inovadora na INOVA CPS tem promovido avanços significativos, consolidando o papel da instituição na vanguarda da educação tecnológica.

Além de sua carreira administrativa e acadêmica, Rebecca é também autora no campo da liderança, tendo contribuído para a literatura especializada com o livro "Liderança 5.0". Esta obra reflete sua compreensão profunda dos desafios e oportunidades na interseção entre liderança e a nova era digital, reforçando sua posição como uma voz influente no tema.

Rebecca tem forjado parcerias estratégicas com grandes nomes do setor tecnológico, como SAP, Salesforce, Microsoft e AWS, o que tem melhorado significativamente as oportunidades de emprego para estudantes, unindo a educação à transformação digital.

Ela é doutoranda em Engenharia Elétrica e Computação e possui mestrados em Ciências Humanas e Liderança, além de um MBA em Liderança Estratégica Organizacional pela UNISA e um bacharelado em Análise de Sistemas pela UNIP. Sua sólida base acadêmica destaca seu compromisso com a educação contínua e a excelência.

Rebecca é a força motriz por trás das Jornadas de Soluções Tecnológicas e Hackathons desde 2012, eventos que se tornaram referência para a inovação e o aprendizado prático na área.

Em sua vida pessoal, como mãe e esposa, Rebecca equilibra suas responsabilidades familiares com sua carreira profissional, demonstrando que é possível alcançar a excelência tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Sua trajetória é um testemunho de sua habilidade em liderança, conhecimento técnico e comprometimento com o avanço da educação e tecnologia.

Dra. Patrícia Margarida Farias Coelho, Universidade de Santo Amaro - UNISA

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) (1995) e em Pedagogia (2016). Possui (i) Especialização em Didática da Língua Portuguesa no Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1997), (ii) especialização em Neuropsicopedagogia (2019) e (iii) especialização em Educação Inclusiva (2020) ambas pela Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (FAUESP). É Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Doutora Honorís Causa pelo "El Centro de Asesoría Profesional Paulo Freire y La Asociaón de Educadores de Latiniamérica y el Caribe. Possui Pós-Doutorado pelo (i) Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP com bolsa FAPESP, (ii) Pós-Doutora em Comunicação Digital pela Universidade de Murcia, (iii) Pós-Doutorado em Comunicação Digital pela Universitat Autonoma de Barcelona, (iv) Pós-Doutorado no Programa de Educação e Currículo, (v) Pós-doutorado em Comunicação e Consumo na Universidade de Sevilha e (vi) Pós-doutorado em Comunicação na Universidade de Cadiz (Espanha). Atuou como professora visitante na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona - Espanha e na Universitat de VIC/Espanha de 2012 até 2014. Atualmente é coordenadora e professora permanente no Programa de Mestrado em Ciências Humanas (UNISA desde 2020 - 40 horas semanais) e professora permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP desde 2018 - 20 horas semanais). Foi professora permanente (20 horas) no Programa de Mestrado em Educação, Subjetividade e Psicanálise na Universidade Ibirapuera (UNIB de 2019-2020). Foi professora titular no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Santo Amaro (UNISA) e coordenadora da Relações Internacionais da mesma Instituição (2016 - 2018) e Professora colaboradora no Curso de Mestrado Profissional em "Educação e Novas Tecnologias" da UNINTER desde 2016-2017. Professora Visitante Permanente na Universidade de Santander - Colômbia e no Programa de Pós-Graduação na Universidade de Guadalajara. No ano de 2022 recebeu a bolsa de "Mobilidade Brasil-Espanha" da Fundação Carolina. Membro da Academia Contemporânea de Letras cadeira número 28 cujo o patrono é Monteiro Lobato. Teve Projeto de Pesquisa intitulado "Formação de Professores e Tecnologias digitais aplicada a Educação" financiado pela FAPESP -Processo Número: 2018/07133-0. Projetos de Pesquisa em andamento: (i) Chamada CNPq/MCTI/FNDCT No 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR. Processo: 408676/2021-3 duração 36 meses Início 2021 e (ii) Edital de Seleção Emergencial IV CAPES - Impactos da Pandemia DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR - duração 48 meses Início 2021.É coordenadora dos Cursos de Lato Sensu na Universidade Metodista de São Paulo: Educação Especial e Inclusiva e Gestão em Educação: Direção e Coordenação.Foi aprovada em 2009 no Concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no ano de 2010 foi aprovada no Concurso para professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, conforme edital n 092/2009 para a área de publicidade e propaganda.oi aprovada em 2009 na Prova Escrita e na Prova Didática, no Concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para a Disciplina de "Semiótica Aplicada a Linguagem Publicitária" e no ano de 2010. Tem experiência na área de Comunicação, Mídias Digitais e Tecnologias, Educomunicação e Linguística, com ênfase em Semiótica Francesa.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

BIGNARDI ARAMBASIC REBELO DA SILVA, R.; FARIAS COELHO, P. M. Gestão da liderança: a tecnologia digital de informação por meio do ensino híbrido com uso das metodologias ativas. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 208-209, 2023. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/535. Acesso em: 21 nov. 2024.