Reflexão sobre as diretrizes e leis que implementaram o EaD no Brasil e o encaminhamento para o ensino híbrido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2023;6;11;104-122%20

Palavras-chave:

Tecnologia Digital de Informação e Comunicação, Educação a Distância, Ensino Híbrido

Resumo

A educação a distância no Brasil tem experimentado uma significativa evolução ao longo das últimas décadas, apoiado por uma normatização que vem desempenhando  um papel fundamental em sua consolidação, e impulsionado pelos avanços tecnológicos e o uso cada vez mais ampliado de tecnologia digital de informação e comunicação no ambiente universitário, além da demanda por acesso ao ensino superior. Adotando-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, com a coleta de dados a pesquisa ancorou-se em publicações científicas, livros, artigos, normativas e outros tipo de materiais, o objetivo desta pesquisa foi (i) compreender o papel e impacto destas normativas da EaD no Brasil e sua evolução nas instituições de ensino privadas, e (ii) identificar o atual contexto do ensino híbrido no Brasil.

Biografia do Autor

Paulo César Pereira, Universidade Metodista de São Paulo

Mestrando em Educação pela Universidade Metodista de   São Paulo. E-mail:  paulopsicol@gmail.com

Frank Menezes Rodrigues, Universidade Metodista de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Ibirapuera e Doutorando em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo

Patricia Margarida Farias Coelho, Universidade Santo Amaro

Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestra em Psicanálise pela Escola "Diálogos Abertos". Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutora em Comunicação Digital pela Universidade de Murcia e Pós-Doutora em Comunicação Digital pela Universitat Autonoma de Barcelona. Atualmente docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Metodista de São Paulo e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas na Universidade de Santo Amaro

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

PEREIRA, P. C.; RODRIGUES, F. M.; FARIAS COELHO, P. M. . Reflexão sobre as diretrizes e leis que implementaram o EaD no Brasil e o encaminhamento para o ensino híbrido. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 104-122, 2023. DOI: 10.56242/revistaveredas;2023;6;11;104-122 . Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/468. Acesso em: 12 maio. 2024.