Reflexão sobre as diretrizes e leis que implementaram o EaD no Brasil e o encaminhamento para o ensino híbrido
DOI:
https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2023;6;11;104-122%20Palavras-chave:
Tecnologia Digital de Informação e Comunicação, Educação a Distância, Ensino HíbridoResumo
A educação a distância no Brasil tem experimentado uma significativa evolução ao longo das últimas décadas, apoiado por uma normatização que vem desempenhando um papel fundamental em sua consolidação, e impulsionado pelos avanços tecnológicos e o uso cada vez mais ampliado de tecnologia digital de informação e comunicação no ambiente universitário, além da demanda por acesso ao ensino superior. Adotando-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, com a coleta de dados a pesquisa ancorou-se em publicações científicas, livros, artigos, normativas e outros tipo de materiais, o objetivo desta pesquisa foi (i) compreender o papel e impacto destas normativas da EaD no Brasil e sua evolução nas instituições de ensino privadas, e (ii) identificar o atual contexto do ensino híbrido no Brasil.
Referências
AGUIAR, M. A. S. Políticas de currículo e formação dos profissionais da educação básica no Brasil: desafios para a gestão educacional. Espaço do Currículo, v. 10, n. 1, p. 49-61, jan./abr. 2017.
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (orgs.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 47-65.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 1.917, de 27 de maio de 1996. Aprova a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e funções gratificadas do Ministério da Educação e do desporto e dá outras providências. Brasília: Planalto.Gov.Br, 1996a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1996/d1917.htm. Acesso em: 20 jun. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei nº 9.394/96). Brasília: Planalto.Gov.Br, 1998a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2494.htm. Acesso em: 20 jun. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação e do Desporto. Decreto nº 2.561, de 27 de abril 1998. Altera a redação dos arts. 11 e 12 do Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o disposto no art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto.Gov.Br, 1998b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2561.htm. Acesso em: 20 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Planalto.Gov.Br, 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm. Acesso em: 20 jun. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Presidencial nº. 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, n. 110, p. 4., 9 jun. 2006.
BRASIL. Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007. Altera dispositivos dos Decretos nos 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, p. 4., 13 dez. 2007.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, n. 100, p. 3., 26 maio 2017a.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, n. 248, v. 134, p. 27.834 - 27.841, 23 dez. 1996b.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: Seção 01, Brasília, ed. 53, p. 39,18 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 1, de 11 de março de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, p. 23-24, 14 mar. 2016.
BRASIL. Portaria nº 2.253, de 18 de outubro de 2001. Dispõe sobre a introdução nas instituições de ensino superior do sistema federal de ensino, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem método não presencial, com base no art. 81 da Lei nº 9.394, de 1996. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, p. 18., 19 out. 2001.
BRASIL. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, n. 238, p. 34., 13 dez. 2004.
BRASIL. Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, ed. 239, p. 131, 11 dez. 2019.
BRASIL. Portaria normativa nº 11, de 20 de junho de 2017. Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, n. 118, p. 14., 22 jun. 2017b.
BROILO, L.; BROILO NETO, G. Pandemia 2020 e a EaD: o impacto do Covid-19 no ensino brasileiro. ECCOM, v. 12, n. 23, p. 139-150, jan./jun. 2021.
COELHO, P. M. F.; COSTA, M. R. M.; MOTTA, E. L. O. Formação de professores e integração pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC): da usabilidade técnica ao letramento digital. ECCOS - Revista Científica, São Paulo, n. 58, p. 1-20, jul./set. 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.11014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/11014. Acesso em: 4 fev. 2023.
COQUEIRO, N. P. S.; SOUSA, E. C. A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 7, p. 66061-66075, jul. 2021.
COSTA, M. R. M.; SOUSA, J. C. Educação a Distância e Universidade Aberta do Brasil: reflexões e possibilidades para o futuro pós-pandemia. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. ESPECIAL, p. 124-135, 2020.
DUTRA, J.; SITOIE, C. L. O Ensino a Distância em Tempos de Pandemia e suas adequações, interações, afetividades e resultados. EaD em Foco, v. 10, n. 3, p. e1085, 25 nov. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1996.
RADOMYSLER, C. N. et al. Futuro do Ensino Superior: tendências, perspectivas e questionamentos. São Paulo: FGV Direito SP, 2022.
GARRISON, D. R.; VAUGHAN, N. D. Blended learning in Higher Education: framework, principles and guidelines. San Francisco: John Wiley & Sons. 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (Brasil). Censo da educação superior 2021: notas estatísticas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao. Acesso em: 01 fev. 2023.
MORIN, E.; DÍAZ, C. J. D. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2016.
NEVES, B. C. Inclusão digital na educação: ciborgues, hackers e políticas públicas. Curitiba: CRV, 2019.
NOGUEIRA, S. C. G.; BATISTA, V. P. A educação superior em tempos de pandemia: EAD ou ensino remoto emergencial. Anais. CIET | EnPED 2020 - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos, ago. 2020.
OLIVEIRA, M. B. et al. O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 918-932, jan. 2021.
PASSOS, I. A.; MAGALHAES, M. R.; COELHO, P. M. F. Mudanças no Ensino Superior a partir do cenário pandêmico: uma revisão bibliográfica. Revista EducaOline, v. 16, p. 74-97, 2022.
PETRAGLIA, I. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
SANTANA, C. L. S.; SALES, K. M. B. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia Covid-19. Educação, v. 10, n. 1, p. 75- 92, 2020.
SOARES, R. A.; SILVA, G. A. Regulamentos da EaD no Brasil e o Impacto da Portaria Nº 343/2020 no Ensino Superior. EaD em Foco, v. 10, n. 3, ago. 2020.
VALENTE, J. A. Prefácio. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M.(orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 13-17.