O uso de games digitais como ferramenta pedagógica aplicada ao ensino de língua portuguesa e suas literaturas: ferramenta pedagógica aplicada ao ensino de língua portuguesa e suas literaturas

Autores

  • Patrícia Margarida Farias Coelho Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
  • José Armando Valente

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre o uso de games digitais como um eficiente instrumento pedagógico aplicado ao ensino de língua e literatura brasileira em uma escola estadual da cidade de São Paulo-SP. Como corpus, selecionamos a plataforma FazGame, criada por Carla Zeltzer e Antônio Flávio Oliveira Ramos (FAZGAME, 2020), que permite a criação de jogos educacionais on-line. Como metodologia da pesquisa utilizada foi o estudo de campo de alunos de uma escola pública do município de São Paulo. Baseados em trabalhos relacionados com o uso de jogos na educação (VALENTE, 2005; 2016;COELHO, 2013a; 2013b;2014; COELHO; COSTA, 2016a; 2016b; PRENSKY, 2001; MATTAR, 2010)concluímos que o professor de língua e literatura pode obter resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizado quando aplica games.

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

FARIAS COELHO, P. M. .; ARMANDO VALENTE, J. . O uso de games digitais como ferramenta pedagógica aplicada ao ensino de língua portuguesa e suas literaturas: ferramenta pedagógica aplicada ao ensino de língua portuguesa e suas literaturas . VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 143-158, 2021. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/203. Acesso em: 21 nov. 2024.