A construção do sentido de amor no dorama O rei eterno
uma análise discursiva
DOI:
https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2023;6;12;112-127Palavras-chave:
Análise do discurso, Amor, O rei eternoResumo
Este artigo visa analisar os dizeres sobre o amor dentro de uma perspectiva discursiva. Procuramos observar os efeitos de sentido de amor na materialidade verbo-visual de gênero dramático, de origem oriental, na série O rei eterno, um dorama. Acreditamos que o amor se mostra como um constructo social nesse gênero e, em especial, na série O rei eterno, delimitado por sua formação discursiva de caráter heterogêneo que contribui para a manutenção das relações de força existente em sociedade. Para tal percurso investigativo, utilizaremos o ferramental teórico da Análise do Discurso, com uma prática analítica orientada por seus princípios e procedimentos, especificamente as formações ideológicas, atravessada ainda pelas noções de ethos na perspectiva de Maingueneau (2004). Ao final, compreendemos como os dizeres sobre o amor funcionam no gênero dorama e se torna, com o amparo do discurso de resistência feminino, mais uma opção de entretenimento e mais um subproduto comercializável.
Referências
GHIRALDELLI, Paulo. Como a filosofia pode explicar o amor. São Paulo: Universo dos livros, 2011.
GLÓRIA DE JESUS, Sabrina; BOUCHER, Damião Francisco; SOARES, Thiago. Barbosa. João e Maria e Maria e João: a atualização de sentidos no encontro com a bruxa. Porto das Letras, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 120–135, 2023. DOI: 10.20873.jmmj1. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15524. Acesso em: 15 jul. 2023.
LACAN, Jacques. (1959 – 60) O seminário, livro 7: A ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. de Souza e Silva e Décio Rocha. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (Orgs.) Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008b. p. 11-29.
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12ª ed. Campinas, SP: Pontes Editora, 2015.
ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 6ª ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2011.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethânia S. Marianni et al. 4ª ed. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2010. p. 75-116.
PÊCHEUX, Michel. Língua, linguagem, discurso. In: PIOVEZANI, C; SARGENTINI, V. (Orgs.). Legados de Michel Pêcheux: inéditos em análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2011.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4, Ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2009.
SOARES, Thiago Barbosa. Percurso linguístico: Conceitos, críticas e apontamentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
SOARES, Thiago Barbosa. Percurso discursivo: heterogeneidades epistemológicas aplicadas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.