Ética da alteridade em Lévinas

um antídoto à indiferença na sociedade contemporânea?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2023;6;12;05-24%20

Palavras-chave:

Alteridade, Rosto, Ética, Sociedade contemporânea

Resumo

Uma das marcas das sociedades modernas é a indiferença em relação ao outro. O problema do não reconhecimento do outro representa parte do pensamento de Emmanuel Lévinas. Essa reflexão quer saber se a ética da alteridade proposta por Lévinas contribui para orientar a civilização moderna a superar a indiferença nas relações sociais de modo a reconhecer as exigências éticas a partir do rosto do outro. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter analítico. A ética da alteridade advoga que somos seres de relação, de integração, de interdependência, de acolhimento e de hospitalidade, o que nos capacita a reconhecer o outro em suas diferenças, desde que sejamos capazes de vencer a cegueira do fechamento em nós mesmos.

Biografia do Autor

Ester Lucas José Maria, UCM - Universidade Católica de Moçambique

Doutora em Humanidades na Universidade Católica de Moçambique (África). Licenciada em Teologia Bíblica e Sistemática pelo Instituto Católico de Paris; Mestre em Filosofia pelo St.Augustin College da R.S.A; É professora de Teologia Dogmática no Seminário S. Pio X (Moçambique -Maputo) e docente no Instituto Superior Maria Mãe de África e na UCM (Moçambique). Moçambique/ Maputo. 

Edvaldo Antonio de Melo, FDLM - Faculdade Dom Luciano Mendes (Mariana)

Pós-doutorando em bioética pela PUCPR. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG) de Roma, Itália. Professor, Coordenador do Curso de Filosofia e Diretor Acadêmico da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) de Mariana-MG. Membro do Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos (CEBEL).

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução de Mário da Gama Kury. 3º ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.

BUBER, Martin. Eu e tu. Tradução de Newton Aquiles Von Zuber. São Paulo: Editora Centauro, 2015.

CARRARA, Ozanan Vicente. Ética e técnica em Jonas e Lévinas: diferenciações e aproximações. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 41, p. 1-18, agosto 2017.

CHALIER, Catherine. Pour une morale au-delà du savoir. Kant et Lévinas. Paris: Albin Michel, 1998.

DERRIDA, Jacques. A. Da hospitalidade: Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar de hospitalidade. Tradução de Antonio Romane. São Paulo: Editora Escuta, 2003.

DOUEK, Sybil Safdie. Paul Ricoeur e Emmanuel Lévinas: um elegante desacordo. São Paulo: Loyola, 2011.

DUSSEL, Enrique; GUILLOT, Daniel. Liberación latinoamericana y Emmanuel Lévinas. Buenos Aires: Bonum, 1975.

GRZIBOWSKI, Silvestre. Lévinas e Kant: um estudo a partir da autonomia e heteronomia. Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 22, n. 31, p. 545-556, jul./dez. 2010.

HUTCHENS, Benjamin. Compreender Lévinas. Tradução de Vera Lúcia Mello Joscelyne. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

JONAS, Hans. O princípio da Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Trad. do original alemão Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto/ Ed. PUC - Rio, 2006.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2020.

KANT, Immanuel. À paz perpétua. Porto Alegre: L&PM, 1989.

KNOBBE, Margarida Maria. Compreender é transgredir. Revista Famecos, Porto Alegre, v.14, n. 34, p. 101–109, dezembro de 2007.

KUIAVA, Evaldo Antonio. Subjetividade transcendental e alteridade: um estudo sobre a questão do outro em Kant e Lévinas. Caxias do Sul: Editora EDUCS, 2003.

LÉVINAS, Emmanuel. Da existência ao existente. Traduzido por Paul Albert Simon e Ligia Maria de Castro Simon. Campinas: Papirus, 1998.

LÉVINAS, Emmanuel. De outro modo que ser ou para lá da essência. Tradução de José Luis Pérez e Lavínia Leal Pereira. Lisboa: Entreo de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2011.

LÉVINAS, Emmanuel. Deus que vem à ideia. Tradução de Pergentino Stefano Pivatto (Coordenador). Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

LÉVINAS, Emmanuel. Do sagrado ao santo: cinco novas interpretações talmúdicas. Tradução de Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Edições Civilização Brasileira, 2001.

LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Tradução de Pergentino Stefano Pivatto. Petrópolis: Editora Vozes, 1997

LÉVINAS, Emmanuel. Ética e Infinito. Tradução de João Gama. Lisboa: Edições 70, 2007

LÉVINAS, Emmanuel. Humanismo do outro homem. Tradução de Pergentino Stefano Pivatto. Petrópolis: Editora Vozes, 1993.

LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito. Tradução de João Gama. Lisboa: Edições 70, 1980.

PIVATTO, Pergentino Stefano. Responsabilidade e Justiça em Lévinas. Veritas, Porto Alegre, v. 46, n. 2, p. 217-230, jun. de 2003.

RIBEIRO, Junior Nilo. Sabedoria da paz: ética e teo-lógica em Emmanuel Lévinas. São Paulo: Loyola, 2008.

SOUZA, Ricardo Timm de; FARIAS, Andre Brayner de; FABRI, Marcelo (Org.) Alteridade e ética: obra comemorativa dos 100 anos de nascimento de Emmanuel Lévinas. Porto Alegre: Editora da EDIPUCRS, 2008.

SUSIN, Luis Carlos. O homem messiânico: uma introdução ao pensamento de E. Lévinas. Porto Alegre: Editora Vozes, 1984.

VAZ, Henrique Carlos Lima. Antropologia Filosófica I. São Paulo: Edições Loyola, 1991.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

SGANZERLA, A.; JOSÉ MARIA, E. L. .; DE MELO, E. A. Ética da alteridade em Lévinas: um antídoto à indiferença na sociedade contemporânea?. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 05-24, 2023. DOI: 10.56242/revistaveredas;2023;6;12;05-24 . Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/478. Acesso em: 28 abr. 2024.