v. 7 n. 13 (2024): VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades

Apresentação Dossiê Miscelânea Interdisciplinar

Patrícia M. F. Coelho

            Nesta edição, a Pós-Graduação em Ciências Humanas organizou para a revista Veredas (Vol. 7, Nº. 13, 202024), da Universidade Santo Amaro - UNISA, um Dossiê em que se destacava pela temática Miscelânea. O Dossiê, buscou trazer diferentes pesquisas da área das Ciências Humanas, a partir de um viés da interdisciplinaridade apresentando os artigos que evidenciam os desafios atuais na área das Ciências Humanas.

            Dessa forma, os artigos selecionados para esse Dossiê representam diferentes temas, que interagem e dialogam com mais de uma área, e auxiliam no avanço do conhecimento. Desfrute da leitura dos artigos e conheça os temas e estudos trazidos pelos pesquisadores selecionados para apresentar seus estudos nesse Dossiê:

Damião Francisco Boucher e Thiago Barbosa Soares apresentaram o artigo “Autoajuda e inclusão: empoderamento do corpo com deficiência nos dizeres midiáticos”. Neste artigo, propõe-se uma análise crítica dos discursos do sucesso, de autoajuda e da inclusão, tal como manifestados nos dizeres midiáticos contemporâneos. Utilizando como base teórica e metodológica os fundamentos da Análise do Discurso, especialmente as noções de memória discursiva, interdiscurso, processos polissêmicos e metafóricos, e pré-construído, o objetivo é investigar como termos como "empoderamento" são mobilizados na construção de efeitos de sentido específicos.

Júlio César Matos de Oliveira e Cristina Zackseski. refletiram sobre o artigo “Corrupção: conceitos, tipos e mensuração”. A pesquisa revisa a literatura atual sobre três aspectos fundamentais no estudo da corrupção: os conceitos, os tipos e as formas de mensuração. Os estudos revelam que definir corrupção de forma estática e descontextualizada é desafiador. Quanto aos tipos de corrupção, apesar das diferentes bases teóricas, geográficas e conceituais, há uma considerável complementaridade entre os trabalhos. Na mensuração da corrupção, a literatura destaca repetidamente as limitações dos indicadores amplamente utilizados, sugerindo alternativas para mitigar essas limitações.

Valquíria Barros tratou da temática “Representações iconográficas da mulher desviante: o embruxamento como rede de signos subversivos”. O texto aborda uma análise profunda da representação do corpo feminino ao longo da história ocidental, especialmente nas Idades Média e Moderna, onde valores morais e religiosos frequentemente o associavam ao mal e ao demoníaco. Esse imaginário coletivo não apenas moldou a percepção social da mulher, mas também legitimou práticas de violência que perduram até os dias atuais.

Antonio Teixeira de Barros, Maria Érica de Oliveira Lima, Willber Nascimento evidenciaram a importância sobre “A política de transparência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará na visão dos cidadãos”. O estudo exploratório investigou as percepções dos cidadãos em relação à política de transparência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE). A pesquisa envolveu a coleta de dados através de um formulário eletrônico, com a participação de 703 respondentes. Os resultados principais apontam que os serviços informativos da ALCE são pouco utilizados pelos cidadãos cearenses, uma vez que aproximadamente 80% dos entrevistados afirmaram nunca terem utilizado qualquer um dos canais de informação disponíveis deste órgão. Entre aqueles que fizeram uso, o portal na internet e a TV ALCE foram os mais mencionados. Além disso, mais de 80% dos participantes consideram a ALCE uma instituição transparente.

Renan Antônio da Silva explicita a respeito do tema “Contribuições neoliberais para o levante neoconservador no Brasil recente”. O texto explora o surgimento de um movimento neoconservador no Brasil, influenciado pelas ideias que emergiram nos Estados Unidos na década de 1980. Para compreender profundamente esse fenômeno, o estudo investiga as interações entre o neoliberalismo e o neoconservadorismo, destacando como essas ideologias moldam não apenas a economia e a política, mas também aspectos da vida privada. Estruturado em duas partes distintas, o artigo inicia definindo conceitualmente ambos os termos através de uma pesquisa bibliográfica e exploratória. Em seguida, analisa eventos políticos e sociais recentes no Brasil, especialmente entre 2013 e 2023, para caracterizar o crescimento do movimento neoconservador e as contribuições específicas do neoliberalismo nesse processo.

            Os artigos selecionados para esse Dossiê evidenciaram as atuais propostas e situações das pesquisas interdisciplinares no país, partindo de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Dessa forma, evidenciamos que os desafios são muitos no, mas que os pesquisadores das ciências humanas estão cautelosos para miscelâneas que nos permitem avançar nas pesquisas interdisciplinares no Brasil.

Publicado: 2024-08-22

Artigos

  • Autoajuda e inclusão empoderamento do corpo com deficiência nos dizeres midiáticos

    Damião Francisco Boucher, Thiago Barbosa Soares
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2024;7;13;01-20
  • Corrupção conceitos, tipos e mensuração

    Júlio César Oliveira, Cristina Zackseski
    21-45
    DOI: https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2024;7;13;21-45
  • Representações iconográficas da mulher desviante O embruxamento como rede de signos subversivos

    Valquiria Barros
    46-70
    DOI: https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2024;7;13;46-70
  • A política de transparência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará na a visão dos cidadãos

    Antonio Teixeira de Barros, Maria Érica de Oliveira Lima, Willber Nascimento
    71-102
    DOI: https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2024;7;13;71-102
  • Contribuições neoliberais para o levante neoconservador no Brasil recente

    Renan Antônio da Silva
    103-118
    DOI: https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2024;7;13;103-118