Desafios do ensino bilíngue na construção de uma educação intercultural: o livro didático em questão

Autores

  • Talita Destro Rost Unisa
  • Marilia Gomes Ghizzi Godoy Unisa

Resumo

A presença de políticas públicas de educação e os sentidos democráticos do ensino abrangem um espaço de cidadania e formação cultural através do ensino da língua inglesa. Os valores de interculturalidade e de formação bilíngue dos alunos representam uma tendência à formação das identidades. Com uma metodologia apoiada na interdisciplinaridade, o trabalho tem como foco a análise do livro didático Way to English for Brazilian Learners, nos quatro níveis do ensino fundamental 2. Essa obra foi adotada na esfera federal (MEC) nos anos 2017-2019, tendo obtido um recorde de consumo nas escolas públicas no âmbito nacional. Seguindo os pressupostos ordenados pelo BNCC (Base Nacional Comum Curricular), pergunta-se como os conteúdos da obra examinada como o material documental da dissertação, traduzem representações culturais comprometidas na formação do bilinguismo. Observa-se mediante a análise dos conteúdos dos quatro volumes, as tendências políticas e ideológicas de formação globalizada e pós-moderna dos alunos nas dimensões do ensino público brasileiro. O universo cultural presentifica-se por um compromisso e recriação dos educandos inseridos na globalização como uma expressão generalizada e universalizada dos conhecimentos. Torna-se imperante o exercício da língua inglesa como expressão internacionalizada dos saberes, criando-se uma contextualização simbólica do bilinguismo e a formação intercultural dos alunos pertencentes a rede pública.

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

ROST, T. D.; GOMES GHIZZI GODOY, M. Desafios do ensino bilíngue na construção de uma educação intercultural: o livro didático em questão. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 196, 2020. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/169. Acesso em: 22 dez. 2024.