Os princípios da neurociência na aprendizagem

auxiliando o professor a melhorar suas práticas

Autores

Palavras-chave:

Neurociência, Aprendizagem, Professor

Resumo

A presente pesquisa é uma adequação do Trabalho de Conclusão de Curso executado como requisito para a obtenção do diploma de Licenciatura em Pedagogia. A pergunta que a presente pesquisa visou responder foi: “como o entendimento aprofundado dos princípios neurocientíficos podem aprimorar a eficácia pedagógica de um professor?”. A metodologia envolveu uma abordagem bibliográfica e documental, respaldada por pesquisa qualitativa e exploratória. Autores como Amaral e Guerra (2020); Bogdan e Biklen (1994); Brandão (1981); Gil (2010); Lent (2010); Marconi e Lakatos (2017); Minayo (2011) e Richardson (2011) fundamentam a pesquisa. O trabalho conclui que as descobertas da neurociência têm aplicações significativas para promover o desenvolvimento cognitivo e motivacional dos alunos ao longo de sua jornada educacional.

Biografia do Autor

Alvaro Martins Fernandes Júnior, UENP

Doutor em Educação: Currículo pela PUC-SP. Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) – Campus de Jacarezinho/PR da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Doutorado. 

Laura Maria de Moraes Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus de Jacarezinho/PR. 

Referências

AMARAL, Ana Luiza Neiva; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e Educação: olhando para o futuro da aprendizagem. Brasília: SESI/DN, 2020.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

LENT, Robert. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MINAYO, Maria Cecília Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

MARTINS FERNANDES JÚNIOR, A.; MORAES PEREIRA, L. M. de . Os princípios da neurociência na aprendizagem: auxiliando o professor a melhorar suas práticas. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 01-16, 2024. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/632. Acesso em: 30 dez. 2024.