Os princípios da neurociência na aprendizagem
auxiliando o professor a melhorar suas práticas
Palavras-chave:
Neurociência, Aprendizagem, ProfessorResumo
A presente pesquisa é uma adequação do Trabalho de Conclusão de Curso executado como requisito para a obtenção do diploma de Licenciatura em Pedagogia. A pergunta que a presente pesquisa visou responder foi: “como o entendimento aprofundado dos princípios neurocientíficos podem aprimorar a eficácia pedagógica de um professor?”. A metodologia envolveu uma abordagem bibliográfica e documental, respaldada por pesquisa qualitativa e exploratória. Autores como Amaral e Guerra (2020); Bogdan e Biklen (1994); Brandão (1981); Gil (2010); Lent (2010); Marconi e Lakatos (2017); Minayo (2011) e Richardson (2011) fundamentam a pesquisa. O trabalho conclui que as descobertas da neurociência têm aplicações significativas para promover o desenvolvimento cognitivo e motivacional dos alunos ao longo de sua jornada educacional.
Referências
AMARAL, Ana Luiza Neiva; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e Educação: olhando para o futuro da aprendizagem. Brasília: SESI/DN, 2020.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
LENT, Robert. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MINAYO, Maria Cecília Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.