As ocupações escolares como espaço de memórias e (re)conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2023;6;11;74-82Palavras-chave:
Ocupações escolares, Identificação, Memórias , ReconhecimentoResumo
O Movimento de ocupação das escolas e universidades públicas, ocorrido no Paraná em 2016, tornou-se um marco histórico no que diz respeito à participação política de adolescentes e jovens estudantes, que diante do novo conjunto de diretrizes apresentadas pelo governo federal, mobilizaram-se em todo o Estado, vindo a ocupar 850 escolas públicas estaduais, além de universidades e outros prédios públicos. Uma vez que este movimento teve abrangência também na cidade de Foz do Iguaçu, onde 23 escolas foram ocupadas, esta exposição apresenta como recorte espacial duas destas escolas, que servirão como objeto de análise, com a finalidade específica de compreender os principais elementos de identificação de seus participantes, que permite conceber memórias, ao mesmo tempo em que promove o reconhecimento.
Referências
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LÍDER 1. Entrevista sobre as ocupações escolares em Foz do Iguaçu. Realizada pelo autor em 3 de janeiro de 2017.
LIDER 2. Entrevista sobre as ocupações escolares em Foz do Iguaçu. Realizada pelo autor em 29 de agosto 2018.