Metodologias Ativas: Estratégias Pedagógicas Para Graduação Pública Tecnológica – o Caso da Fatec Ipiranga em São Paulo
Resumo
Diante da transformação do ensino ao longo das gerações, as metodologias ativas emergem oriundas das tendências pedagógicas como possibilidade de contribuição para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem significativo no ambiente escolar do terceiro grau, porque, notavelmente, as ferramentas tecnológicas inovam nos quesitos autonomia e flexibilidade na forma de aprender e ensinar. Não que as metodologias ativas necessariamente sejam empregadas com uso da tecnologia, mas esses recursos oferecem um leque de possibilidades exequíveis que se abrem para diversas combinações de acordo com a análise dos estudantes e os recursos disponíveis. Percebe-se uma tendência gradual de renovação de papéis no processo de ensino-aprendizagem, que passa a não ser uma referência exclusiva do professor, mediante as novas possibilidades de acesso ao conhecimento. Entretanto, apesar da ampliação de acesso e de alternativas na busca pelos saberes, a atuação do docente na sala de aula contribui ricamente com o processo de aprender e ensinar, uma vez que o profissional tem experiência teórico-prática sobre os conteúdos ministrados e trabalha na coordenação, direcionamento e tutoria dos estudantes para a construção do conhecimento, engendrando competências que corroboram com a formação do aluno, sendo sua expertise indiscutível, tendo em vista a formação acadêmica e a fundamentada experiência associada à indispensável atualização, diante do atual cenário de inovações e ressignificações no ambiente educacional. Esta pesquisa teve como objetivo geral estudar as abordagens pedagógicas que centram os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, com a finalidade de avaliar se há impacto nos resultados acadêmicos apresentados pelos alunos, e buscou investigar se é possível incentivar e manter o envolvimento dos alunos com a utilização das metodologias ativas. O caso teve como foco o curso superior tecnológico Gestão Comercial da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC Ipiranga – Pastor Enéas Tognini, localizada na cidade de São Paulo, de forma a avaliar as potencialidades do emprego das metodologias ativas no processo pedagógico. Como objetivo, pretendeu-se analisar como se apresentam os apontamentos das estratégias pedagógicas no projeto político pedagógico do curso Gestão Comercial, ementas e plano de ensino e se elas são utilizadas pelos docentes na sala de aula. Caso aplicadas, quais seriam as contribuições de aprendizagem apresentadas no decorrer das aulas e apuradas mediante as observações realizadas na sala. Por meio de análise de conteúdo, verificou-se o percentual e como as palavras ou categorias de análise ‘metodologias ativas’ ou ‘menções à aprendizagem ativa’ aparecem como estratégias pedagógicas nos registros e observações. O desenvolvimento da pesquisa deu-se por intermédio da investigação documental e da observação, utilizando-se de abordagens qualitativa e quantitativa, que possibilitam maior aproximação ao objeto de análise. Como resultados, apurou-se o envolvimento dos alunos nas aulas, o excelente resultado do aproveitamento acadêmico derivado de uma aprendizagem significativa e mensurado por meio de avaliação formativa, provas, apresentações e desenvolvimento de ferramenta de planejamento estratégico na disciplina de Empreendedorismo. Contudo, nota-se que o emprego das metodologias não se faz sozinho e está longe de alcançar a solução para melhoria da educação no Brasil e no mundo. Mas, a partir da utilização dessas estratégias, busca-se humanizar a técnica, melhorar as relações interpessoais nos projetos em grupos e formar profissionais competentes, conscientes e autônomos, porque, a partir da imersão dos estudantes em atividades que envolvam as metodologias ativas, eles têm a oportunidade de refletir e propor soluções sobre as diversas situações que acontecem no dia a dia profissional de acordo com o plano de ensino minimamente pensado e elaborado pelo docente.