Guia de aulas de campo
um processo de construção
DOI:
https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2023;6;11;123-135%20Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem; Aulas de campo; Trabalho docente.Resumo
A realização de aulas de campo é de suma importância para o discente aprimorar o que tem compreendido na disciplina, construindo por meio da prática os conhecimentos necessários para a formação de suas perspectivas científicas e cidadãs. Ressaltado por autores como Villela e Ferreira (2017), Saito et al (2008) e Seniciato e Cavasan (2004), as aulas de campo são importantes por levarem os estudantes à aprendizagens com significado, ao passo que ampliam as trocas entre o ambiente, o educador e o educando. Dessa forma, este trabalho propõe a exposição de um processo de formulação de um guia de aulas de campo, tendo como sustentação os princípios teóricos alcançados com a revisão bibliográfica. Neste sentido, procurou-se, por meio da essência dos argumentos dos autores que se debruçam sobre a temática, formular um caminho propositivo para possíveis realizações de aulas de campo na região do Vale do Guaporé, nos municípios de Pontes e Lacerda-MT e Vila Bela da Santíssima Trindade-MT, tendo como ponto de apoio/partida para o desenvolvimento do trabalho o Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste, localizado na Rodovia MT-473, entroncamento com a rodovia BR-174B, SN, Zona Rural, distante 450 km da capital Cuiabá.
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