Modelo Conceitual para Análise do Design Emocional em Soluções da Economia da Funcionalidade e Sistemas Produto-Serviço

Autores

Resumo

Este estudo tem como objetivo propor um framework para a análise do Design Emocional em soluções da Economia da Funcionalidade e Sistemas Produto-Serviço (SPS). Para isso, utiliza-se de abordagem qualitativa conduzida por meio de revisão sistemática de literatura e análise de conteúdo para levantar categorias de análise e propor um modelo conceitual. Como resultados, o framework propõe a análise do Design Emocional em soluções da Economia da Funcionalidade e SPS considerando quatro atributos distintos: (1) Estratégias no Design de Produtos; (2) Aspectos emocionais, psicológicos e cognitivos; (3) Experiências; (4) Design centrado no usuário. O entendimento destes aspectos é essencial para aprimorar propostas que busquem a satisfação funcional e emocional das experiências dos usuários.

Biografia do Autor

Manuela Gortz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Manuela Gortz é doutoranda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), na linha de pesquisa Tecnologia e Desenvolvimento. Mestre em Tecnologia e Sociedade pelo PPGTE/UTFPR, na linha de pesquisa Tecnologia e Desenvolvimento (2017). Graduada em 2013 no Curso de Bacharelado em Design pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Estagiou na Secretaria de Educação à Distância da UFPR e na FIEP/SESI-PR. Possui experiência como designer e gerente de projetos, supervisora de criação e gestora de atendimento. Atualmente é aluna bolsista de Doutorado, com dedicação exclusiva. Seu foco principal de pesquisa é em temas relacionados à Economia da Funcionalidade, Sistemas Produto-Serviço (SPS), Design Emocional e Teoria de Ator-Rede (ANT). Participa também do Grupo de Pesquisa Território: Redes, Políticas, Tecnologia e Desenvolvimento.

Décio Estevão do Nascimento, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Engenharia de Operação, Modalidade Eletrotécnica (1982), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), especialização em Engenharia da Produção (1985), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado (1997) e doutorado (2001), em Ciências do Homem e Tecnologia, pela Université de Technologie de Compiègne (França) e pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (DPCT). É professor titular e pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, vinculado ao Departamento Acadêmico de Eletrônica, com atuação nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e em Planejamento e Governança Pública (PGP). Dentro de sua área de interesse de pesquisa, que são "Processos e Dinâmicas de Territorialidade e Sustentabilidade", estuda temas como: Desenvolvimento Territorial, Redes Sociotécnicas, Cidades, Indicadores Socioeconômicos e Ambientais, Economia Circular, Tecnologia e Inovação, Políticas Públicas. Lidera o Grupo de Pesquisa Território: Redes, Políticas, Tecnologia e Desenvolvimento (TRPTD).

Frédéric Huet, Université de Technologie de Compiègne (UTC)

Possui doutorado em Ciências Ecnômicas pela Universitè de Technologie de Compiègne(2004). Atualmente é Professor-pesquisador da Universitè de Technologie de Compiègne. Tem experiência na área de Economia.

Referências

AFSHAR, Maryam; WANG, David. Systems Thinking for Designing Sustainable Product Service Systems: A Case Study Using a System Dynamics Approach. Design Principles and Practices: An International Journal, Champaign, v. 4, n. 6, p. 259-274, jan. 2011.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAXTER, Weston L.; AURISICCHIO, Marco; CHILDS, Peter R. N.. A psychological ownership approach to designing object attachment. Journal of Engineering Design, London, v. 26, n. 4-6, p.140-156, maio 2015.

BELTAGUI, Ahmad; CANDI, Marina; RIEDEL, Johann C. K. H. Design in the Experience Economy: Using Emotional Design for Service Innovation. Advances in International Marketing, [s.l.], Emerald, p.111-135, jan. 2012.

BUCLET, Nicolas. Concevoir une nouvelle relation à la consommation : l'économie de fonctionnalité. Annales des mines – Responsabilité et environnement, Eska, p.57-66, 2005.

DEMYTTENAERE, Klara; DEWIT, Ivo; JACOBY, Alexis. The Influence of Ownership on the Sustainable Use of Product-service Systems - A Literature Review. Procedia Cirp, [s.l.], Elsevier BV., v. 47, p.180-185, 2016.

DENYER, David; TRANFIELD, David.Producing a systematic review. In: BUCHANAN, D. A.; BRYMAN, A. (ed.). The SAGE handbook of organizational research methods. Los Angeles: Sage Publications, 2009. p. 1-12.

DESMET, Pieter. Measuring Emotion: Development and Application of an Instrument to Measure Emotional Responses to Products.Funology, [s.l.], p.111-123, 2003. Springer Netherlands.

DESMET, Pieter; HEKKERT, Paul. Framework of product experience. International Journal of Design, v.1, n.1, p. 57-66. 2007.

DESMET, P. M. A.; PORCELIJN, R.; VAN DIJK, M. B. Emotional Design: Application of a Research-Based Design Approach. Knowledge, Technology & Policy, [s.l.], v. 20, n. 3, p.141-155, 11 set. 2007. Springer Nature.

GIDEL, Thierry; HUET, Frédéric; BISIAUX, Justine. Functional analysis and functional economy: close and yet so far?. In: VENTURA, Anne (Org.). Challenges of functionality for Eco-Design, Crossed visions of functionality from various disciplines. Paris: Presses Des Mines, 2016. p. 39-48.

GOEDKOOP, Mark Jacob et al. Product Service Systems, ecological and economic basics. Report No. 1999/36, submitted for Dutch Ministries of Environment (VROM) and Economic Affairs (EZ), 1999. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/293825611_Product_Service_systems_Ecological_and_Economic_Basics. Acessado em: 05 nov. 2020.

HEKKERT, Paul. Design aesthetics: Principles of pleasure in product design. Psychology Science, 48, 157-172, 2006.

HUET, Frédéric; CHOPLIN, Hugues. L'economie de fonctionnalite comme economie de cooperaction: le cas du developpement de logiciels. Projectique, [s.l.], v. 11, n. 2, p.111-122, 2012. CAIRN.

KRIPPENDORFF, Klaus. Content Analysis: An Introduction to Its Methodology. 2. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2004.

KUMAR, V. et al. A strategic framework for a profitable business model in the sharing economy. Industrial Marketing Management, [s.l.], v. 69, p.147-160, fev. 2018. Elsevier BV.

MOATI, Philippe. Cette crise est aussi celle de la consommation. Les Temps Modernes, [s.l.], v. 655, n. 4, p.145-169, 2009. CAIRN.

MOATI, Phillipe; CORCOS, Anne. Des marches transactionnels aux marches relationnels: Une approche théorique pour repenser l’impact des politiques de retention de clientele. Cahier De Recherche du Crédoc, n. 220, nov. 2005.

MONT, Oksana. Clarifying the Concept of Product Service-Systems. Journal Of

Cleaner Production, [s.l.], Elsevier BV, v. 10, p.237-245, jan. 2002.

NORMAN, Donald A. Emotional design: why we love (or hate) everyday things. New York: Basic Books, 2004, 257 p.

PETTERSEN, Ida Nilstad; BOKS, Casper; TUKKER, Arnold. Framing the role of design in transformation of consumption practices: beyond the designer-product-user triad. International Journal of Technology Management, [s.l.], v. 63, n. 1/2, p.70-103, 2013.Inderscience Publishers.

STACEY, P. K.; TETHER, B. S. Designing emotion-centred Product Service Systems: The case of a cancer care facility. Design Studies, v. 40, p. 85-118, 2015.

SOUZA, Patrícia Colombo; MARCO, Renato. Educação Crítica. Educação Reflexiva, o Ensino-Aprendizagem da Saúde e Meio Ambiente: Uma Contribuição do Enfoque Interdisciplinar.Veredas – Revista Interdisciplinar de Humanidades, v.3, n. 5, p. 61-79. 2020.

STAHEL, Walter R. The functional economy: cultural and organizational change. In: Richards (Ed.), The Industrial Green Game. National Academy Press, Washington DC, 1997. Disponível em: http://www.ijpe-online.com/EN/10.23940/ijpe.05.2.p121.mag. Acessado em: 05 nov. 2020.

TERRIEN, Carla et al. Good practices for advancing urban mobility innovation: A case study of one-way carsharing. Research in Transportation Business & Management, v. 20, p. 20-32, 2016.

VASQUES, Rosana Aparecida. Design, posse e uso compartilhado: reflexões e práticas. 2015. 330 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

VERVAEKE, Monique; CALABRESE, Giuseppe. Prospective design in the automotive sector and the trajectory of the Bluecar project: An electric car sharing system. International Journal of Vehicle Design, v. 68, n. 4, p. 245-264, 2015.

VEZZOLI, Carlo; KOHTALA, Cindy; SRINIVASAN, Amrit. Product-Service System

Design for Sustainability. Sheffield: Green Leaf Publishing, 2014. 502 p.

ZHOU, Feng; JI, Yangjian; JIAO, Roger Jianxin. Affective and cognitive design for mass personalization: status and prospect. Journal of Intelligent Manufacturing, [s.l.], v. 24, n. 5, p.1047-1069, 26 jun. 2012.Springer Nature.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Como Citar

GORTZ, M.; ESTEVÃO DO NASCIMENTO, D.; HUET, F. Modelo Conceitual para Análise do Design Emocional em Soluções da Economia da Funcionalidade e Sistemas Produto-Serviço. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 111-133, 2021. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/196. Acesso em: 21 nov. 2024.