A Importância do uso de jogos de tabuleiro para a neuro aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

jogos de tabuleiro, aprendizagem, neuroaprendizagem

Resumo

OBJETIVO: Analisar a utilização dos jogos de tabuleiro modernos não apenas como um recurso para trabalhar habilidades socioemocionais, como também para melhorar o desempenho do aprendizado. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada por meio de pesquisa nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, com artigos publicados de 2014 a 2021. Os descritores utilizados foram jogos de tabuleiro, aprendizagem e neuroaprendizagem. As evidências encontradas foram analisadas seguindo o percurso de identificação, seleção, elegibilidade e inclusão. RESULTADOS: Foram localizadas 38 publicações, e somente 7 atenderam aos critérios de inclusão deste estudo. Notou-se que a maior parte dos artigos trata sobre a importância dos jogos no contexto de aprendizagem. Apenas um estudo descreveu a relevância dos jogos de tabuleiro para aspectos relacionados à neuroaprendizagem. CONCLUSÕES: Os jogos de tabuleiros vêm sendo utilizados como importante ferramenta de aprendizagem para indivíduos de diversas idades, buscando trabalhar diversas habilidades.
DESCRITORES: Jogos de tabuleiro; Aprendizagem; Neuroaprendizagem.

 

Abstract

OBJECTIVE: To analyze the use of modern board games not only as a resource to work on socio-emotional skills, but also to improve learning performance. METHODS: This is an integrative literature review, carried out through research at Scielo, Scholar Google, PubMed databases, and Virtual Health Library with articles published from 2014 to 2021. The descriptors were board games, learning and neurolearning. The evidence found was analyzed following the identification, selection, eligibility and inclusion path. RESULTS: Thirty-eight publications were located, and only 7 met the inclusion criteria for this study. It was noted that most of the articles deal with the importance of games in the learning context. One study described the relevance of board games for aspects related to neurolearning only. CONCLUSION: Board games have been used as an important learning tool for individuals of different ages seeking to work on different skills.
KEYWORDS: Board games; Learning; Neurolearning.

##submission.additionalFiles##

Publicado

2025-08-26

Como Citar

1.
Pereira Pimentel JT, Katayama IA. A Importância do uso de jogos de tabuleiro para a neuro aprendizagem. Braz. Jour. Global Health [Internet]. 26 de Agosto de 2025 [citado 10 de Setembro de 2025];4(17):9-12. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/saudeglobal/article/view/688

Edição

Secção

Artigos de Revisão Sistemática, Metanálises e Narrativa