Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
The contribution is original and unpublished, and is not being evaluated for publication by another journal; otherwise, it must be justified in "Comments to the editor". -
Página título: Título, no idioma original do manuscrito, com até 90 caracteres, incluindo os espaços entre as palavras. Título resumido com 45 caracteres. Nome e instituição de afiliação de cada autor, incluindo e-mail e telefone do autor correspondente.
Title page: title written in the original language of the manuscript, with up to 90 characters, including spaces between words. Short title with 45 characters. Name and institutional affiliation of each author. E-mail and telephone number of the corresponding author. -
Resumo: texto em português e inglês similar (extensões doc, docx e rtf), seguindo todos os componentes: objetivos, metodologia, resultados e conclusões, sem exceder 250 palavras.
Abstract: two abstracts, one in Portuguese and the other in English (doc, docx, and rtf extensions). They should contain the following sections: objectives, methods, results and conclusions. Each abstract should not exceed 250 words. - Informar a afiliação institucional: Universidade (nome), Departamento/Unidade (ex: programa de mestrado área X ), Setor/Área (ex: Instituto de Pesquisa X, etc) e sua localização geográfica (Cidade, Estado e País). Os autores que não tiverem afiliação institucional deverão informar que são autônomos ou vinculados em algum instituto de pesquisa, órgão ou empresa privada, etc. , e devem identificar a localização geográfica (Cidade, Estado e Pais).
- Preenchimento do número do "ORCID" de todos os autores: (https://orcid.org/0000-0000-0000-0000).
-
Cópia-cega: O texto manuscrito deverá ser encaminhado em dois arquivos, sendo o primeiro com todas as informações solicitadas e o segundo uma cópia cega, ou seja, onde todas as informações que possam identificar os autores ou o local onde a pesquisa foi realizada devem ser excluídas.
Blind copy: The manuscript text must be sent in two files, the first with all the requested information and the second with a blind copy, that is, where all the information that can identify the authors or the place where the research was carried out should be excluded. -
Carta de Apresentação: constando a responsabilidade de autoria e possíveis conflito de interesse. Deve ser assinada por todos os autores ou, pelo menos, pelo primeiro autor e conter o ORCID de todos os autores.
Cover letter: it should include the names of the authors and their ORCIDs and mention possible conflicts of interest. It must be signed by all authors or, at least, by the first author. -
Carta de Transferência de direitos autorais: constando a transferência de direitos autorais assinada por todos os autores.
Copyright Transfer Form: include the copyright transfer form signed by all authors. -
Agradecimentos: Participantes, Instituições e Nome da agência financiadora e número(s) do(s) processo(s), quando pertinentes.
Acknowledgments: mention the participants, institutions, names of the funding agencies, and the process number when relevant. -
Referências: normatizadas segundo estilo Vancouver, apresentadas por ordem de citação. É necessário verificar se todas as referências estão citadas no texto.
References: they are to be standardized according to the Vancouver style and presented in order of citation. Make sure all references are cited in the text. -
Figura: no formato vetorial ou preferencialmente em pdf ou jpeg, com resolução acima de 700 pixels. Gráficos devem estar sem linhas de grade e sem volume. Encaminhar em arquivos separados sem legenda (legendas devem ser acrescentadas no final do manuscrito) e indicar no manuscrito local para inserção na formatação final.
Figures: presentation in vector format or preferably in pdf or jpeg, with a resolution above 700 pixels. Charts must be without grid lines and without volume. Send in separate files without captions (captions must be added at the end of the manuscript) and indicate in the local manuscript for insertion in the final format. -
Tabelas: numeradas sequencialmente, com título e notas, com no máximo 10 colunas. As tabelas deverão ser encaminhadas em arquivos separados sem legendas (as legendas correspondentes deverão ser indicadas no final do manuscrito) e indicar no manuscrito local para inserção das tabelas na formatação final.
Tables: they are to be numbered sequentially and should include a title and footnotes. They should have a maximum of 10 columns. The tables must be sent in separate files without captions (the corresponding captions must be indicated at the end of the manuscript) and indicate in the local manuscript for insertion of the tables in the final formatting. -
Observação: Tabelas, quadros e figuras não devem exceder a cinco, no conjunto.
Note: Tables, charts and figures must not exceed five in the set.
-
Manuscrito: Texto apresentado em letras arial, corpo 12, em formato Word ou similar (extensões doc, docx e rtf), seguindo todos os componentes para artigo original e revisões.
- Os autores se comprometem, caso o artigo seja aprovado, a converter o texto para o idioma inglês, sendo os custos da tradução responsabilidade dos autores.
Artigos Originais
Incluem estudos observacionais, experimentais ou quase-experimentais, teste diagnóstico e ensaio clínico.
Artigos de Revisão Sistemática, Metanálises e Narrativa
As Revisões Narrativas só serão recebidas, quando os autores forem convidados pelos Editores. Além disso, publica Editoriais, Carta ao Editor e Resumos de Eventos como Suplemento.
Declaração de Direito Autoral
Declarações e documentos
Em conformidade com as diretrizes do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), são solicitados documentos e declarações do(s) autor(es) para a avaliação de seu manuscrito. Observe a relação dos documentos abaixo e, nos casos em que se aplique, anexe o documento ao processo. O momento em que tais documentos serão solicitados é variável:
Carta de apresentação: deve ser assinada por todos os autores ou, ao menos, pelo primeiro autor. O ORCID de todos os autores deverá ser informado nessa carta. A carta de apresentação deve conter :
- Informação sobre a novidade do estudo (achados relevantes) e porque ele deve ser publicado nesta revista;
- Atestado de exclusividade da submissão do manuscrito à RBSG;
- Declaração de potenciais conflitos de interesses dos autores;
- Contribuição ao manuscrito por parte de cada autor: concepção e o planejamento, coleta de dados, análise e interpretação dos dados e/ou revisão crítica da versão final do manuscrito.
Downloand da Carta de Apresentação.
Transferência de direitos autorais: todos os autores devem ler, assinar e enviar o documento transferindo os direitos autorais. O artigo só será liberado para publicação quando esse documento estiver de posse da RBSG. O documento de transferência de direitos autorais deverá ser apresentado juntamente ao manuscrito.
Download da Transferência de Direitos Autorais.
Conflito de interesse: podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, possam influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve relatar aos editores quaisquer conflitos de interesses que possam influir em sua opinião sobre o manuscrito e, quando couber, deve se declarar não qualificado para revisá-lo. Se os autores não tiverem certeza do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da RBSG. Esta declaração deverá ser apresentada juntamente a carta de apresentação.
Declarations and documents
In accordance with the guidelines of the International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), it is requested the author(s) submit documents and statements for evaluation of the manuscript. They are listed below and, when applicable, attach the papers to the file. The time when such papers will be requested varies.
- Cover letter: it must be signed by all authors or, at least, by the first author. The ORCID of all authors must be informed in this letter. The cover letter must contain (Downloand da Carta de Apresentação.)
- Information about the novelty of the study (relevant findings) and the reason it should be published in this journal;
- Certificate of exclusivity of manuscript submission to BJGH;
- Declaration of authors’ potential conflicts of interest;
- Each author’s contribution to the manuscript: conception and planning, data collection, analysis and interpretation of data, and/or critical review of the final version of the manuscript.
- Transfer of copyright: all authors must read, sign, and send a copyright transfer form. The article will only be released for publication when the document is in the possession of BJGH. The copyright transfer form must be submitted with the manuscript (Download da Transferência de Direitos Autorais).
- Conflicting interests: they may arise when authors, reviewers, or editors have interests which, whether apparent or not, may influence the preparation or evaluation of manuscripts. The conflict of interest may be of a personal, commercial, political, academic, or financial nature. When authors submit a manuscript, they are responsible for recognizing and disclosing financial or other conflicts which may have influenced their work. Authors must disclose all financial support received for their work and all other financial or personal connections associated with the research in the manuscript under the heading “Conflict of Interest Statement.” The reviewers must report to the editors any conflicts of interest which may influence their opinion of the manuscript and, when applicable, declare themselves not qualified to review it. If the authors are not sure what may constitute a potential conflict of interest, they should contact the BJGH editorial board. This declaration must be submitted together with the cover letter.
Acknowledgements
Acknowledgements must be addressed to the people, institutions, or development agencies that contributed to the research. They are placed immediately after the references.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.