A iniciação esportiva como fator de influência na prática de atividade física.

Autores

Palavras-chave:

Sports Activities, Motivation, Sedentary Behavior

Resumo

OBJETIVO: Investigar os fatores de influência na iniciação esportiva e na Educação Física Escolar que interferem na continuidade da prática do esporte e do exercício físico na vida adulta.

MÉTODO: Estudo de caráter quantitativo, transversal e retrospectivo, baseado na aplicação do Inventário De Motivação À Prática Regular De Atividade Física – IMPRAF -1261 e na realização de uma entrevista semi-estruturada. O presente estudo foi realizado atrelado ao atendimento de atletas universitários da Universidade Santo Amaro, também por voluntários da comunidade da Região do Jardim das Imbuias.

RESULTADOS: Foram analisados 65 voluntários com idade entre 19 e 54 anos, sendo 31 (47,7%) do sexo feminino e 34 (52,3%) do sexo masculino. Dentre as mulheres, 74,2% se autodeclararam ativas e 25,8% sedentárias, enquanto dentre os homens, 85,3% e 14,7% respectivamente. Dentre os ativos,segundo os resultados da aplicação do Inventário De Motivação À Prática Regular De Atividade Física (IMPRAF 126) 52% dos participantes praticavam atividades físicas por fins de saúde, 21% por fins estéticos, 19% praticavam por prazer, 4% para controle do estresse, 2% por fins sociais. Dentre os participantes com comportamento sedentário, 54% praticariam por fins de saúde, 23% para fins de controle do estresse, 15% para fins de estética, 8% por prazer. A motivação por fins sociais não atingiu métricas dentre os participantes com comportamento sedentário. Entre as mulheres ativas, 65% disseram que houve influência do Professor de Educação Física Escolar e que esta influência foi negativa  para 54% delas. Os homens ativos relataram influência do Professor de Educação Física Escolar em 66% e 44% deles relataram esta influencia ser negativa.

CONCLUSÃO: Após o entretecimento das análises, o estudo possibilitou evidenciar que o valor da atividade física para fins de saúde já é reconhecido dentre as pessoas e que existe a influência do Professor de Educação Física, no entanto, ela pode corroborar para o sedentárismo na vida adulta.

 

ABSTRACT

OBJECTIVE: To investigate the factors of influence in sports initiation and in Physical Education that interfere with the continuity of sport practice and exercise in adult life.

METHODS: Quantitative, cross-sectional and retrospective study based on the application of the Motivation Inventory to Regular Practice of Physical Activity - IMPRAF -1261 and on the realization of a semi-structured interview. The present study was conducted in conjunction
with the care of university athletes from the Universidade Santo Amaro, also by volunteers from the community of the Jardim das Imbuias region.

RESULTS: We analyzed 65 volunteers aged between 19 and 54 years, 31 (47.7%) were female and 34 (52.3%) male. Among women, 74.2% self-declared active and 25.8% sedentary, while among men, 85.3% and 14.7%, respectively. Among the assets, according to the results of the application of the Inventory of Motivation to Regular Physical Activity (IMPRAF 126) 52% of the participants practiced physical activities for health purposes, 21% for aesthetic purposes, 2% for social purposes. Among participants with sedentary behavior, 54% would practice for health purposes, 23% for stress control purposes, 15% for aesthetic purposes, 8% for pleasure. Social purpose motivation did not reach metrics among participants with sedentary behavior. Among active women, 65% said that there was influence of the Physical Education Teacher and that this influence was negative for 54% of them. Active men reported influence of the school physical education teacher in 66% and 44% of them reported this influence to be negative.

CONCLUSIONS: After the interweaving of the analyses, the study made it possible to show that the value of physical activity for health purposes is already recognized among people and that there is the influence of the Physical Education Teacher. However, it can corroborate
for sedentary life in adulthood.


DESCRIPTORS: Sports Activities, Motivation, Sedentary Behavior.

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Publicado

2024-10-28

Como Citar

1.
Henrique de Morais M, Jorge Neto AS, Colombo-Souza P. A iniciação esportiva como fator de influência na prática de atividade física. Braz. Jour. Global Health [Internet]. 28 de Outubro de 2024 [citado 22 de Dezembro de 2024];4(14):28-31. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/saudeglobal/article/view/598