Influência das redes sociais no comportamento alimentar de adultos.
Palavras-chave:
Eating behavior, body image, social networks, Comportamento alimentar, imagem corporal, redes sociaisResumo
OBJETIVO: Verificar a influência da mídia no comportamento alimentar de adultos através das redes sociais.
MÉTODOS: Realizada pesquisa-intervenção online, contendo questionário sociodemográfico e questionário estruturado baseado no EAT-261 e SATAQ-32, livremente adaptados e traduzidos para o português.
RESULTADOS: Participaram 111 adultos, que responderam as questões voluntariamente através de Google Forms. Foram agrupados em gênero e faixa etária para análise detalhada. CONCLUSÕES: Apresentou-se no trabalho certo impacto da mídia na percepção da Imagem Corporal dos envolvidos, bem como em seu comportamento alimentar, embora haja variação entre faixas etárias e gêneros.
DESCRITORES: Comportamento alimentar, Imagem corporal, Redes sociais.
ABSTRACT
OBJECTIVE: To verify the influence of the media on the eating behavior of adults through social networks.
METHODS: Online intervention research was carried out, containing a sociodemographic questionnaire and a structured questionnaire based on the EAT-261 and SATAQ-32, freely adapted and translated into Portuguese.
RESULTS: 111 adults participated, who answered the questions voluntarily through Google Forms. They were grouped into gender and age group for detailed analysis.
CONCLUSION: The work showed a certain impact of the media on the perception of Body Image of those involved, as well as on their eating behavior, although there is variation between age groups and genders.
DESCRIPTORS: Eating behavior, Body image, Social networks.