Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • As submissões que atendem aos padrões estabelecidos e apresentados na Política Editorial da COM VIVÊNCIA: REVISTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO - UNISA serão encaminhadas aos Editores Científicos e Associados, que irão realizar uma avaliação inicial para determinar se os manuscritos devem ser revisados. Os critérios utilizados para a análise inicial do Editor Científico e Associado incluem: originalidade, pertinência, metodologia e relevância clínica. O manuscrito que não tem mérito ou não esteja em conformidade com a política editorial será rejeitado na fase de pré-análise, independentemente da adequação do texto e qualidade metodológica. Portanto, o manuscrito pode ser rejeitado com base unicamente na recomendação do editor de área, sem a necessidade de nova revisão. Nesse caso, a decisão não é passível de recurso.

  • Os manuscritos aprovados na pré-análise serão submetidos a revisão por especialistas, que irão trabalhar de forma independente. Os revisores permanecerão anônimos aos autores, assim como os autores para os revisores. Os Editores Associados irão coordenar o intercâmbio entre autores e revisores e encaminharam o pré-parecer aos Editores Chefes que tomará a decisão final sobre a publicação dos manuscritos, com base nas recomendações dos revisores e Editores Científicos e Associados. Se aceito para publicação, os artigos passarão para os editores de revisão e executivo, os quais podem estar sujeitos a pequenas alterações que não afetarão o estilo do autor, nem o conteúdo. Se um artigo for rejeitado, os autores receberão uma carta do Editor com as justificativas. Ao final, toda a documentação referente ao processo de revisão será arquivada para possíveis consultas que se fizerem necessárias na ocorrência de processos éticos.

  • Todo manuscrito enviado para COM VIVÊNCIA será examinado pela secretaria e pelos Editores Científicos e Associados, para consideração de sua adequação às normas e à política editorial da revista. O manuscrito, que não estiver de acordo com as normas, será devolvido aos autores para adequação antes de serem submetidos à apreciação dos pares de revisores. Cabem aos Editores Chefes, com base no parecer dos Editores Científico e Associados, a responsabilidade e autoridade para encaminhar o manuscrito para a análise dos especialistas com base na sua qualidade e originalidade, prezando pelo anonimato dos autores e pela isenção do conflito de interesse com os artigos aceitos ou rejeitados. Em seguida, o manuscrito é apreciado por dois pareceristas, especialistas na temática do manuscrito, que não apresentem conflito de interesse com o trabalho, ou que sejam autores ou financiadores do estudo, apresentando reconhecida competência acadêmica na temática abordada, garantindo-se o anonimato e a confidencialidade da avaliação.

  • As decisões emitidas pelos pareceristas são pautadas em comentários claros e objetivos. Dependendo dos pareceres recebidos, os autores podem ser solicitados a fazerem ajustes que serão reexaminados. Na ocorrência de um parecerista negar e o outro aceitar a publicação do manuscrito, o mesmo será encaminhado a um terceiro parecerista. Uma vez aceito pelo Editor, o manuscrito é submetido à edição de texto, podendo ocorrer nova solicitação de ajustes formais, sem, no entanto, interferir no seu conteúdo científico. O não cumprimento dos prazos de ajuste será considerado desistência, sendo o artigo retirado da pauta da revista COM VIVÊNCIA. Os manuscritos aprovados são publicados de acordo com a ordem cronológica do aceite.

Diretrizes para Autores

FORMA E PREPARAÇÃO DOS MANUSCRITOS

            O texto deve ser digitado em processador de texto Word ou compatível, em tamanho A4, com espaçamento de linhas e tamanho de letra que permitam plena legibilidade. O texto completo, incluindo páginas de rosto e de referências, tabelas e legendas de figuras, deve conter no máximo 25 mil caracteres com espaços.

            O texto do manuscrito deverá ser encaminhado em dois arquivos, sendo o primeiro com todas as informações solicitadas nos itens abaixo e o segundo uma cópia cega, ou seja, onde todas as informações que possam identificar os autores ou o local onde a pesquisa foi realizada devem ser excluídas.

 Dados de identificação do manuscrito: Página título

Autoria: O conceito de autoria está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores, no que se refere à concepção do projeto de pesquisa, análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica do manuscrito. Não se justifica a inclusão de nome de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios mencionados.

Título no idioma original do manuscrito: O título deve ser conciso e completo, contendo informações relevantes que possibilitem a recuperação do artigo nas bases de dados. O limite é de 90 caracteres, incluindo espaços. 

Título resumido: É o título que constará no cabeçalho do artigo. Deve conter a essência do assunto em até 45 caracteres.

Identificação dos autores e coautores: nome, sobrenome e instituição ou afiliação institucional (curso, laboratório, departamento, hospital, clínica, universidade, etc.), cidade, estado e país, conforme a ordem de autoria. O último autor deve apresentar cadastro no ORCID.

Instituição: Podem ser incluídas até três hierarquias institucionais de afiliação (por exemplo: universidade, faculdade, departamento).

Financiamento da pesquisa: Se a pesquisa foi subvencionada, indicar o tipo de auxílio, o nome da agência financiadora e o respectivo número do processo.

Apresentação prévia: Tendo sido apresentado em reunião científica, indicar o nome do evento, local e ano da realização.

Correspondência: Deve constar o nome, e-mail e endereço do autor responsável para troca de correspondência.

Resumo, Palavras chave, abstract e Keywords:

          A segunda página deve conter os resumos em português e inglês (máximo de 250 palavras). O resumo e o abstract devem ser redigidos em um único parágrafo, buscando-se o máximo de precisão e concisão; seu conteúdo deve seguir a estrutura formal do texto, ou seja, indicar objetivo, metodologia, resultados e conclusões.

         São seguidos, respectivamente, da lista de até cinco palavras chave e Keywords

Estrutura de texto do manuscrito:

        Sugere-se que os trabalhos sejam organizados mediante a seguinte estrutura formal: a) Introdução – justificar a relevância do estudo frente ao estado atual em que se encontra o objeto investigado e estabelecer o objetivo do artigo; b) Metodologia – descrever em detalhe a seleção da amostra, os procedimentos e materiais utilizados, de modo a permitir a reprodução dos resultados, além dos métodos usados na análise estatística; c) Resultados – sucinta exposição factual da observação, em seqüência lógica, em geral com apoio em tabelas e gráficos. Deve-se ter o cuidado para não repetir no texto todos os dados das tabelas e/ou gráficos; d) Discussão – comentar os achados mais importantes, discutindo os resultados alcançados comparando-os com os de estudos anteriores. Quando houver, apresentar as limitações do estudo; e) Conclusão – sumarizar os achados observados fundamentado nos resultados.

Tabelas, gráficos, quadros, figuras e diagramas:

         Tabelas, gráficos, quadros, figuras e diagramas são considerados elementos gráficos. Só serão apreciados nos manuscritos contendo no máximo cinco desses elementos. Recomenda-se especial cuidado em sua seleção e pertinência, bem como rigor e precisão nas legendas, as quais devem permitir o entendimento do elemento gráfico, sem a necessidade de consultar o texto. Note que os gráficos só se justificam para permitir rápida compreensão das variáveis complexas, e não para ilustrar, por exemplo, diferença entre duas variáveis. Todos devem ser fornecidos no final do texto, mantendo-se neste, marcas indicando os pontos de sua inserção ideal. As tabelas (títulos na parte superior) devem ser montadas no próprio processador de texto e numeradas (em arábicos) na ordem de menção no texto; decimais são separados por vírgula; eventuais abreviações devem ser explicitadas por extenso na legenda.

        Figuras, gráficos, fotografias e diagramas trazem os títulos na parte inferior, devendo ser igualmente numerados (em arábicos) na ordem de inserção. Abreviações e outras informações devem ser inseridas na legenda, a seguir ao título.

Normativa de citação científica

         É necessário que a referência seja indicada pelo seu número na listagem, na forma de expoente (sobrescrito) antes da pontuação no texto, sem uso de parênteses, colchetes ou similares. Nos casos em que a citação do nome do autor e do ano for relevante, o número da referência deve ser colocado seguido do nome do autor. Trabalhos com dois autores devem fazer referência aos dois autores ligados por “e”. Nos casos de autoria múltipla, apresentar apenas o primeiro autor, seguido de “et al.”

Referências bibliográficas:

           As referências devem ser normatizadas de acordo com o estilo Vancouver - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication, listadas por ordem de citação. Os títulos de periódicos devem ser referidos de forma abreviada, de acordo com o PubMed. No caso de publicações com até seis autores, todos devem ser citados; acima de seis, devem ser citados apenas os seis primeiros, seguidos da expressão latina “et al.”. Sempre que possível, incluir o DOI do documentado citado.

Exemplos:

Artigo de periódico: Ribeiro AP, João SM, Sacco IC. Static and dynamic biomechanical adaptations of the lower limbs and gait pattern changes during pregnancy. Womens Health. 2013;9(1):99-108. https://doi:10.2217/whe.12.59

Livro: Mansur, Antônio de Padua. Prevenção Primária das Doenças Cardiovasculares. 1. ed. São Paulo: EDUSP; 2019. v.1, p. 288.

Para outros exemplos: recomendamos consultar as normas (“Citing Medicine”) da National Library of Medicine, disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/bookshelf/br.fcgi?book=citmed.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.