Qualidade da educação infantil pública: uma pesquisa exploratória das Políticas Públicas para sua efetividade no município de São Paulo
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o avanço da legislação no que tange a Educação Infantil, perpassando por suas políticas públicas de qualidade, enfatizando o município de São Paulo no que diz respeito as Políticas Públicas de Qualidade para Educação Infantil Paulistana. Há a reflexão e discussão acerca do que dispõe a legislação e o que de fato é aplicado e trabalhado para sua melhoria e efetividade, visto que há estudos sobre o tema, em sua maioria críticos, considerando a ausência de eficácia dessas políticas públicas na área em estudo. Destaca-se os padrões básicos de qualidade da educação infantil paulistana, bem como os indicadores de qualidade neste segmento da educação, dando ênfase aos desafios de sua aplicabilidade. A metodologia aplicada será de cunho bibliográfico, utilizar-se-á livros e artigos de autores pesquisadores da área estudada. Ao observar os resultados apresentados, foi possível concluir que as políticas públicas voltadas à qualidade da educação infantil ainda têm muito a oferecer, bem como sugere que avanços sejam realizados para que a educação infantil alcance a qualidade almejada, tanto pelo poder público, como pelos profissionais da área, as crianças, familiares e comunidade.