A pré-história de Seignobos

análise por meio do compendio de historia da civilisação

Autores

Palavras-chave:

Pré-história, Livro didático, História antiga escolar

Resumo

Esta pesquisa busca compreender a presença e usos da História Antiga no âmbito escolar brasileiro do fim do século XIX e início do século XX, dando enfoque na implementação do recente conceito de pré-história, que ganhava cada vez mais espaço nos debates acadêmicos e obras oitocentistas, inclusive nos compêndios escolares. A análise recai sobre o Compendio de Historia da Civilisação, de Charles Seignobos, publicado no Brasil pela Francisco Alves a partir de duas frentes: a) mapeamento da circulação por meio de anúncios na imprensa; b) a escrita da pré-história presente, problematizando seu impacto na cronologia e sentido da história humana.

Biografia do Autor

Luis Ernesto Barnabé, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná, com atuação no curso de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd), Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Possui graduação em História (2002), mestrado (2006) e doutorado (2019) em História pela Universidade Estadual Paulista.

 

Jéssica Andrade, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora de História do Ensino Médio no Centro Paula Souza: "Etec Jacinto Ferreira de Sá" e no Colégio Suoer Ensino, na rede privada. Mestranda em Educação Básica (PPEd- UENP), licenciada em História pela Universidade Estadual do Paraná- UENP (2023). Bolsista PIBIC (Fundação Araucária) por dois anos consecutivos (2021/2022), com pesquisas voltadas para o Ensino de História e História Antiga Escolar.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

ERNESTO BARNABÉ, L. .; ANDRADE, J. A pré-história de Seignobos: análise por meio do compendio de historia da civilisação. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 53-67, 2024. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/636. Acesso em: 21 dez. 2024.