Desafios e possibilidades na formação contínua de professores para uma educação humanizadora e inclusiva

reflexões a partir da pedagogia histórico-crítica

Autores

Palavras-chave:

Formação continuada, Pedagogia histórico-crítica, Educação humanizadora

Resumo

Este estudo explora a importância da formação contínua de professores sob a ótica da Pedagogia Histórico-Crítica, com o objetivo de promover uma educação humanizadora e inclusiva. O objeto de estudo é a formação contínua dos educadores em um cenário educacional em constante transformação social, cultural e política. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise teórica, para desenvolver estratégias e práticas pedagógicas que valorizem a totalidade do ser humano, respeitando as diferenças e singularidades dos estudantes. Os resultados indicam que a formação contínua, fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, é essencial para superar desafios educacionais contemporâneos, contribuindo para a formação de indivíduos críticos e capazes de atuar de maneira transformadora na sociedade.

Biografia do Autor

Siderly do Carmo Dahle de Almeida, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; especialista em Gestão da Informação e em Educação a distância; graduada em Biblioteconomia, Pedagogia, Filosofia e Letras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica – PPEd da Universida-de Estadual do Norte do Paraná – UENP.

Silmara Pimentel Barbosa Lemes, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/1999); Habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar (UENP); Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UENP), Educação Especial (BAGOZZI), Educação a Distância (UFMS) e Neuropsicopedagogia (FAVENI) . Atualmente na função de Coordenadora da Educação Especial , atuando como Psicopedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Siqueira Campos/PR. Experiência na área da Educação Especial, Inclusão Educacional, com ênfase em Alfabetização e Avaliação da Aprendizagem. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação: Mestrado Profissional em Educação Básica (PPEd) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/2023). Participante do Grupo de Pesquisa em Educação Híbrida e a Distância (UNINTER). Membro EFETIVO da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp 429/22) - Núcleo Paraná Norte. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE).

Ana Paula, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado Profissional em Educação Básica PPEd-UENP, sendo orientada pela Professora Doutora Siderly do Carmo Dahle de Almeida. Professora da Rede Pública do Município de Cambará-Paraná desde 2012, atuando na Educação Básica Educação Infantil de 0 a 3 anos e 4º e 5º anos do Fundamental I como Coordenadora Pedagógica na Secretaria de Educação e Cultura de Cambará (SMEC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Jacarezinho. Pós graduação em Educação Especial inclusiva pela- FAFIPA- Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí-PR. Pós graduação lato sensu em Educação Especial: Área da Surdez- Libras pela Faculdade Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE-PR. Atuou em 2012 na Escola Maria de Nazaré - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial em Jacarezinho Pr com alunos do EJA. Atuou na Escola Municipal Ana Nery no município de Andirá como professora auxiliar do infantil ao 5ºano. Aprovada no concurso em 1º lugar no cargo de Professora em 2012, trabalhando na Escola Municipal Maria Alice B. A. Forti na cidade de Cambará. Em 2017 assumiu outro padrão no cargo de Professora do Ensino Fundamental. Em 2018 ficou na Coordenação da Escola e em 2019 no mês de agosto passou a atuar como coordenadora pedagógica na Secretária de Educação no Município de Cambará, onde permanece até o presente momento. Possui alguns prêmios na área de atuação sendo premiada com tablet em 2015 pelo programa Agrinho, ficando entre os 20 melhores projetos do Paraná. Premiada com um tablet em 2017 pelo programa Agrinho solos ficando entre os 5 melhores do Estado do Paraná. Premiada em 2018, pelo sistema Sefe (Sistema Educacional Família e Escola) ficando em 1º lugar na categoria gestão escolar nível nacional. Em 2019 atuou como docente/palestrante no curso de capacitação "Conexão Professor em Ação - Educação Infantil e anos iniciais.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

DO CARMO DAHLE DE ALMEIDA, S. .; PIMENTEL BARBOSA LEMES, S.; PEDRINA SPADA, A. P. . Desafios e possibilidades na formação contínua de professores para uma educação humanizadora e inclusiva: reflexões a partir da pedagogia histórico-crítica. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 68-85, 2024. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/633. Acesso em: 21 dez. 2024.