Projetos de vida de professores e suas implicações no processo educacional dos alunos
Palavras-chave:
projeto de vida; professor; profissão docente.Resumo
Este estudo tem como objetivo avaliar a compreensão que professores de Ensino Médio têm sobre seus projetos de vida no que se refere à profissão docente e como percebem o impacto de suas atuações na formação de seus alunos. Os objetivos específicos abordam a compreensão da perspectiva temporal do conceito de projeto de vida e sua estrutura psicológica, assim como o entendimento das aspirações profissionais dos professores investigados. Os motivos, valores e percepções das realizações profissionais também são analisados. A metodologia da investigação envolve um questionário de perfil e de impressões elaborado para esse fim, aplicado de forma remota, via Google Forms, em 32 professores atuantes no estado de São Paulo. Esta pesquisa exploratória tem como fundamentação teórica autores da área da psicologia, moralidade e educação, que trazem explicações mais abrangentes sobre o projeto de vida como constituinte da personalidade dos profissionais. Os resultados demonstram que o projeto de vida é um ato pessoal intransferível que compromete o ser e o fazer e dá oportunidade de nos expressarmos socialmente como pessoas construtivas, participativas e vinculadas com os ideais sociais que congregam com a história de vida de cada um.
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