Instituições de Educação Superior: Entre a Racionalidade Substantiva e Econômica

Autores

  • Sergio Marcus Nogueira Tavares UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

Palavras-chave:

Ensino superior. Governança. Racionalidade.

Resumo

A partir das reformas realizadas na educação superior na década de 1990, novos tipos organizacionais passaram a ocupar o campo até então sob o predomínio de instituições públicas e confessionais. Com a possibilidade de operação de instituições com finalidade lucrativa, o setor passa a operar sob a égide de duas racionalidades distintas, segundo a teoria weberiana, uma substantiva, voltada a princípios ético-valorativos e outra, formal ou econômica. A partir dessa exploração teórica, o autor avança para tentar compreender a nova dinâmica empreendida de governança no setor privado, destacando alguns aspectos e conflitos vivenciados que a tipificam nesse quadro que se estabelece. O texto conclui por identificar a existência de extremos dessas duas racionalidades, a substantiva e a econômica e, enquanto em movimento permanente de mudança rumo a cenários híbridos, entre um e outro paradigma, no esforço sobrevivente de articular o possível da primeira com o inevitável da segunda.

Biografia do Autor

Sergio Marcus Nogueira Tavares, UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

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Publicado

2022-06-24

Como Citar

NOGUEIRA TAVARES, S. M. . Instituições de Educação Superior: Entre a Racionalidade Substantiva e Econômica. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 139-159, 2022. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/307. Acesso em: 26 dez. 2024.