Instituições de Educação Superior: Entre a Racionalidade Substantiva e Econômica
Palavras-chave:
Ensino superior. Governança. Racionalidade.Resumo
A partir das reformas realizadas na educação superior na década de 1990, novos tipos organizacionais passaram a ocupar o campo até então sob o predomínio de instituições públicas e confessionais. Com a possibilidade de operação de instituições com finalidade lucrativa, o setor passa a operar sob a égide de duas racionalidades distintas, segundo a teoria weberiana, uma substantiva, voltada a princípios ético-valorativos e outra, formal ou econômica. A partir dessa exploração teórica, o autor avança para tentar compreender a nova dinâmica empreendida de governança no setor privado, destacando alguns aspectos e conflitos vivenciados que a tipificam nesse quadro que se estabelece. O texto conclui por identificar a existência de extremos dessas duas racionalidades, a substantiva e a econômica e, enquanto em movimento permanente de mudança rumo a cenários híbridos, entre um e outro paradigma, no esforço sobrevivente de articular o possível da primeira com o inevitável da segunda.
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