O Perfil Empreendedor do Graduando em Biotecnologia: uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2022;5;9;23-41Resumo
As instituições de ensino e centros de pesquisa são importantes atores no processo de inovação, agindo na formação de mão-de-obra, assim como, no desenvolvimento conjunto com empresas e instituições. No Brasil, tais processos ainda são elementares, embora tenhamos ferramentas importantes para incentivar a inovação tecnológica. A metodologia adotada neste estudo trata-se de uma revisão integrativa que nos permite aproximação da luz do problema de pesquisa a ser apreciado, analisando o panorama de produção científica, conhecendo a evolução do tema ao longo do tempo e assim visualizar possíveis oportunidades de pesquisa nos estudos organizacionais. O estudo contribui para o mapeamento deste ambiente inovador da universidade e sugere que outros estudos aprofundados sejam realizados.
Referências
AGUIAR, F. F., et al. Um modelo de conhecimento para empreendimentos criados por egressos de universidades brasileiras. [s.l.]: [s.n.], 2018.
CAMPOS, J. G. C., et al. Compartilhamento do conhecimento em university coworking spaces: modelo, ações e contribuições para o desenvolvimento de startups – ciclo 2015 do laboratório de inovação e empreendedorismo da universidade do sul de Santa Catarina - iLAB-UNISUL. Criciúma: EDIUNESC, 2017.
KRAKAUER, P. V. C; KRAKAUER, E; CODA, R. Ensino de empreendedorismo: discussão de espaços e proposta de ecossistema. South American Development Society Journal, v. 5, n. 15, p. 293, 2020.
CRISTÓFOLI, A., et al. Faces do empreendedorismo inovador. [s.n.]: Senai; Pr-Inova, 2008.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Jovens Empresários Empreendedores: Valores, crenças e relação com o trabalho. Rio de Janeiro: Sistema Firjan; 2016.
GUIMARÃES, A. R. F. Universidade e empreendedorismo: estudo baseado nos esforços promovidos pela Universidade de Brasília. [s.l.]: [s.n.], 2019.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
LAURIKAINEN, M., et al. Educação em empreendedorismo: o que podemos aprender dos exemplos brasileiros e finlandeses? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. especial.1, p. 337–358, 2018.
LUCENA, W. R. Levantamento da infraestrutura laboratorial de pesquisas científicas ligadas à biotecnologia da Universidade Federal do Ceará com vistas à interação academia-empresa. [s.l.]: [s.n.], 2019.
MALHEIROS, R. C. C., et al. Viagem ao mundo do empreendedorismo. Curitiba: IEA, 2005.
MILLER, A.; MELHADO, J. P. Empreendedorismo nas universidades brasileiras. São Paulo: Endeavor Brasil, 2016.
REIS, D. L. S., et al. Promoção do empreendedorismo social e dos negócios de impacto social: uma contribuição para extensão universitária. [s.l.]: [s.n.], 2019.
SOUZA, P. M. T. G. A prática da formação de uma cultura acadêmica empreendedora: aprendizados acumulados a partir da experiência de um instituto nacional de ciência e tecnologia. [s.l.]: [s.n.], 2019.
SOUZA, R. S., et al. Ampliando a mensuração da intenção empreendedora. R Adm. FACES Journal, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 74-93, 2018.