Presença feminina na gestão escolar: O pioneirismo de miss Marcia Browne na rede pública de ensino de São Paulo

Autores

  • Michel Alves da Cruz UNISA
  • Paulo Fernando Souza Campos

Resumo

A influência feminina na gestão escolar baseada na constatação de que, em uma sociedade machista como a brasileira, as mulheres são maioria absoluta dos ocupantes dos cargos de gestão escolar. A pesquisa busca por meio de levantamentos documentais reconhecerem processos históricos para esse predomínio feminino e contemporâneo do lugar ocupado pelas mulheres na direção escolar, bem como investigar o papel da mulher na sociedade educacional em relação às particularidades inerentes à gestão educacional. Para tanto, os problemas que nortearão a pesquisa foram assim constituídos: considerando o machismo estrutural da sociedade brasileira, quais percursos a mulher percorreu para conquistar seu lugar na direção escolar? Em que medida os cargos de diretor (a) escolar ocupados por mulheres são impactados pela dominação do masculino? Em que contexto histórico a mulher ocupa cargos de gestão no âmbito escolar na cidade de São Paulo? Neste sentido, os objetivos da presente proposta visam compreender as razões da predominância de mulheres na direção escolar, analisar a história e os contextos da educação no que se refere à direção no ensino público em São Paulo para, deste modo. O estudo da mulher gestora procura evidenciar as dinâmicas e os enfrentamentos de gênero, bem como as conquistas do feminino no âmbito em que insere. O estudo irá se valar dos documentos e registros históricos que tendo como pressuposto a trajetória da educadora Miss Marcia Browne. O material prospectado terá como subsídio o referencial teórico que possibilita o reconhecimento das relações de poder, ou seja, que permita analisar as relações de poder no âmbito social.

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

ALVES DA CRUZ , M.; SOUZA CAMPOS, P. F. . Presença feminina na gestão escolar: O pioneirismo de miss Marcia Browne na rede pública de ensino de São Paulo. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 198-199, 2021. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/276. Acesso em: 22 dez. 2024.