o TRABALHO DOCENTE, DESAFIO INTELECTUAL OU DESAFIO IDEOLÓGICO?

Autores

  • Dorothea Bittencourt Dias Unisa

Palavras-chave:

Educação, Docência

Resumo

No dia a dia da escola encontramos desafios constantes relacionados à aprendizagem, à docência, à convivência entre os membros da comunidade escolar e as condições de trabalho.  Um ponto de intersecção entre esses desafios cotidianos e que interfere diretamente em todos eles é a desvalorização social do trabalho de professor. Essa pode ser observada em relação às condições de trabalho, no que se refere aos salários, que exige do docente uma jornada estendida, ao número excessivo de alunos, aos espaços físicos inadequados e a dificuldade de acesso a recursos tecnológicos. O trabalho docente tem uma função estruturante na formação do indivíduo e, consequentemente da sociedade. Inquietam-se os que são conscientes da maneira de como a profissão de educador vem sendo tratada na realidade brasileira. Uma das maneiras de compreender esse fenômeno de desvalorização do trabalho de professor e considerar a força ideológica diretamente relacionada a ele. Como não existe neutralidade no ato de ensinar, criam-se mecanismos sociais, políticos, culturais e econômicos de controle da profissão. O objetivo desse trabalho é analisar as implicações da desvalorização do trabalho de professor, na prática docente. 

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Publicado

2017-10-30

Como Citar

DIAS, D. B. o TRABALHO DOCENTE, DESAFIO INTELECTUAL OU DESAFIO IDEOLÓGICO?. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 145-173, 2017. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/26. Acesso em: 22 dez. 2024.