IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL E EDUCAÇÃO: SENTIDOS E POSSIBILIDADES DA LEI 10.639/03

Autores

  • Milene Cristina Santos Unisa

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, Igualdade étnico-racial.

Resumo

A Lei 10.639/03 tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio. Concebida ou como política multicultural de reconhecimento das diferenças, ora como ruptura epistemológica revolucionária, a legislação aponta para a necessidade de combater o eurocentrismo e a discriminação racial em ambiente escolar, por meio de uma educação para as relações étnico-raciais transversal e interdisciplinar. O presente artigo pretende mapear alguns sentidos e possibilidades de aplicação da Lei 10.639/03 na educação em direitos humanos, e alertar contra a armadilha colonial do exotismo, que insiste em essencializar e homogeneizar a história e a cultura afro-brasileira nos estereótipos do mito da democracia racial.

 

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

SANTOS, M. C. IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL E EDUCAÇÃO: SENTIDOS E POSSIBILIDADES DA LEI 10.639/03. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 104-122, 2017. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/22. Acesso em: 29 abr. 2024.