O Lugar na Constituição do Sujeito Educador Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2022;5;9;46-60

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma breve reflexão sobre a relevância do Lugar enquanto um elemento constitutivo dos sujeitos, em seus processos dinâmicos de construção das identidades e na constituição de experiências educativas mais ambientalmente sustentáveis. A proposta de uma formação de educadores ambientais fundamentada na perspectiva sistêmica, conforme proposta por Capra, pode contribuir para o desenvolvimento de um olhar integrador e uma compreensão e atuação em redes, em que o diálogo com os diferentes saberes se apresenta como elemento fundamental. O artigo emerge de um projeto de tese em desenvolvimento em um Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental, e se refere a uma fase da pesquisa bibliográfica sobre o tema.

Biografia do Autor

Sabrina , Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Mestra em História pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em História - PPGH/ Furg, e com Especialização em História do Rio Grande do Sul pela Universidade Federal do Rio Grande- Furg. Sou licenciada em História pela mesma instituição, onde participei como bolsista do projeto Produção de Material Didático, no Programa de Práticas Alternativas do Ensino - PPAE. Atuei como educadora na rede pública estadual, em escolas de ensino fundamental e médio na cidade de Rio Grande, em caráter de contrato emergencial no ano letivo de 2012 e 2016. Atuei ainda como educadora voluntária no projeto de extensão da Furg, Paideia (preparatório para o ENEM), entre os anos de 2013 e 2014. Exerci também atividades como professora substituta no Instituto de Ciências Humanas e da Informação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, modalidade presencial e também a distância. Participo do grupo de pesquisa ECOinfâncias:Infâncias,ambiente e ludicidade. De 2013 a fevereiro de 2019 atuei como professora/tutora no curso de Pedagogia, na modalidade de ensino á distância, pela UAB- FURG, exercendo orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC) e estágios supervisionados e tutoria à distância das disciplinas.

Narjara, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Pedagogia- Educação Infantil. Mestre e Doutora em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental (FURG). Realizou Doutorado Sandwich na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, como bolsista CNPq, e o Estágio Pós-Doutoral no Instituto Universitário de Lisboa, como bolsista CAPES. Professora Adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, na linha de pesquisa Formação de Educadores Ambientais. Coordenadora Pedagógica na Secretaria de Educação a Distância - SEaD/ FURG. Atuou como coordenadora pedagógica em programas sociais com jovens e famílias em situação de risco. Coordena o projeto de extensão e pesquisa em Educação Parental no Centro de Referência em Apoio às Famílias (CRAF/ FURG). Pesquisadora no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/ FURG. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Ecoinfâncias: Infâncias, Ambientes e Linguagens. Aborda os seguintes temas: Educação Ambiental nas instituições educativas; Formação de educadores ambientais; Infâncias, juventudes e ambiente; Educação Parental; Educação da infância; Educação a Distância nos cursos de licenciatura.

Cláudia, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (2010 - Bolsista CAPES); Mestre em Educação Ambiental pela FURG (2004); Especialista em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Informação em Ciência e Tecnologia pela FURG (2001) e graduada em Geografia - Licenciatura Plena pela FURG (1995). Professora Associada II e Pesquisadora do Instituto de Educação da FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente (CIPEA/FURG), devidamente certificado pelo CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidade Aprendente em Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM/FURG) e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEG/FURG). Integra a Rede Sul Americana de Educação Ambiental - REASUL. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA e do curso de Licenciatura em Geografia. Tem experiência e desenvolve pesquisas nas área da Educação Ambiental e no Ensino de Geografia, com os seguintes temas: Formação de Professores, Educação Ambiental, Estágios Curriculares Supervisionados, Ensino de Geografia e Pertencimento. Foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID do curso de Geografia - Licenciatura da FURG (2011 - 2020/CAPES), coordenadora adjunta do PPGEA ( Foi avaliadora ad hoc do GT 22 - Educação Ambiental da ANPED Possui acordo de cooperação com a Universidad Pablo de Olavide - UPO (Sevilla - Espanha), Universidad Pedagógica Nacional - UPN (Bogotá - Colômbia).

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Publicado

2022-06-24

Como Citar

MEIRELLES MACEDO, S.; MENDES GARCIA, N.; DA SILVA COUSIN, C. O Lugar na Constituição do Sujeito Educador Ambiental. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 42-60, 2022. DOI: 10.56242/revistaveredas;2022;5;9;46-60. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/210. Acesso em: 3 jul. 2024.