O Lugar na Constituição do Sujeito Educador Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2022;5;9;46-60

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma breve reflexão sobre a relevância do Lugar enquanto um elemento constitutivo dos sujeitos, em seus processos dinâmicos de construção das identidades e na constituição de experiências educativas mais ambientalmente sustentáveis. A proposta de uma formação de educadores ambientais fundamentada na perspectiva sistêmica, conforme proposta por Capra, pode contribuir para o desenvolvimento de um olhar integrador e uma compreensão e atuação em redes, em que o diálogo com os diferentes saberes se apresenta como elemento fundamental. O artigo emerge de um projeto de tese em desenvolvimento em um Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental, e se refere a uma fase da pesquisa bibliográfica sobre o tema.

Biografia do Autor

Sabrina , Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Mestra em História pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em História - PPGH/ Furg, e com Especialização em História do Rio Grande do Sul pela Universidade Federal do Rio Grande- Furg. Sou licenciada em História pela mesma instituição, onde participei como bolsista do projeto Produção de Material Didático, no Programa de Práticas Alternativas do Ensino - PPAE. Atuei como educadora na rede pública estadual, em escolas de ensino fundamental e médio na cidade de Rio Grande, em caráter de contrato emergencial no ano letivo de 2012 e 2016. Atuei ainda como educadora voluntária no projeto de extensão da Furg, Paideia (preparatório para o ENEM), entre os anos de 2013 e 2014. Exerci também atividades como professora substituta no Instituto de Ciências Humanas e da Informação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, modalidade presencial e também a distância. Participo do grupo de pesquisa ECOinfâncias:Infâncias,ambiente e ludicidade. De 2013 a fevereiro de 2019 atuei como professora/tutora no curso de Pedagogia, na modalidade de ensino á distância, pela UAB- FURG, exercendo orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC) e estágios supervisionados e tutoria à distância das disciplinas.

Narjara, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Pedagogia- Educação Infantil. Mestre e Doutora em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental (FURG). Realizou Doutorado Sandwich na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, como bolsista CNPq, e o Estágio Pós-Doutoral no Instituto Universitário de Lisboa, como bolsista CAPES. Professora Adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, na linha de pesquisa Formação de Educadores Ambientais. Coordenadora Pedagógica na Secretaria de Educação a Distância - SEaD/ FURG. Atuou como coordenadora pedagógica em programas sociais com jovens e famílias em situação de risco. Coordena o projeto de extensão e pesquisa em Educação Parental no Centro de Referência em Apoio às Famílias (CRAF/ FURG). Pesquisadora no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/ FURG. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Ecoinfâncias: Infâncias, Ambientes e Linguagens. Aborda os seguintes temas: Educação Ambiental nas instituições educativas; Formação de educadores ambientais; Infâncias, juventudes e ambiente; Educação Parental; Educação da infância; Educação a Distância nos cursos de licenciatura.

Cláudia, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (2010 - Bolsista CAPES); Mestre em Educação Ambiental pela FURG (2004); Especialista em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Informação em Ciência e Tecnologia pela FURG (2001) e graduada em Geografia - Licenciatura Plena pela FURG (1995). Professora Associada II e Pesquisadora do Instituto de Educação da FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente (CIPEA/FURG), devidamente certificado pelo CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidade Aprendente em Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM/FURG) e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEG/FURG). Integra a Rede Sul Americana de Educação Ambiental - REASUL. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA e do curso de Licenciatura em Geografia. Tem experiência e desenvolve pesquisas nas área da Educação Ambiental e no Ensino de Geografia, com os seguintes temas: Formação de Professores, Educação Ambiental, Estágios Curriculares Supervisionados, Ensino de Geografia e Pertencimento. Foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID do curso de Geografia - Licenciatura da FURG (2011 - 2020/CAPES), coordenadora adjunta do PPGEA ( Foi avaliadora ad hoc do GT 22 - Educação Ambiental da ANPED Possui acordo de cooperação com a Universidad Pablo de Olavide - UPO (Sevilla - Espanha), Universidad Pedagógica Nacional - UPN (Bogotá - Colômbia).

Referências

ACOSTA, A. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, Efefante, 2016.

BERDOULAY, V.; ENTREKIN, N. Lugar e sujeito: perspectivas teóricas. In: MARANDOLA JR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. Qual o espaço do lugar?: geografia, espitemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s14134782002000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 28 ago. 2018

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.

CAPRA, F.; LUISI, P. L.; EICHEMBERG, M. T.; (trad.). A visão sistêmica da vida: uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. São Paulo: Cultrix, 2014.

CARVALHO, I. C. M. Qual educação ambiental? Elementos para um debate sobre a educação ambiental e a extensão rural. In: Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural sustentável. Porto Alegre, v. 2, n. 2, abr./jun. 2001. Disponível em: https://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/qual_educacao_ambiental_20.pdf. Acessado em: 20 set. 2020.

CHAVEIRO, E. F. Corporeidade e lugar: elos da produção da existência. In: MARANDOLA JR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. Qual o espaço do lugar?: geografia, espitemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.

COUSIN, C. S. Pertencer ao n@vegar, agir e narr@r: a formação de educadores ambientais. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal do Rio Grande – FURG. 2010.

GRÜN, M. A importância dos lugares na educação ambiental. In: REMEA – Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. p. 1-11, Rio Grande, FURG, dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3384. Acesso em: 20 maio 2018.

HALL, S.; SILVA, T. T.; LOURO, G. L. (trad.). A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. 1. ed. São Paulo: Campanhia das Letras, 2019.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macro-tendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. In: Ambiente e sociedade. São Paulo: vol. XVII, n. 1. Jan-Mar. 2014.

MARANDOLA, E. Lugar enquanto Circunstancialidade. In: MARANDOLA JR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.

MATURANA, H. R.; VARELA, F. J.; DISKIN, L.; MARIOTTI, H. (trad.). A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MBEMBE, A. Necropolítica. In: Revista Arte & Ensaios. Revista do PPGAV/eba/UFRJ.p. 124-151. dez. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/sabri/Google%20Drive/Artigo%20para%20revistas/necropolitica.pdf. Acesso em: 25 dez. 2020.

MELLO, J. B. F. O triunfo do lugar sobre o espaço. In: MARANDOLA JR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.

MOREIRA, É. V.; HESPANHOL, R. A. M. O lugar como uma construção social. Revista Formação, v. 12, n. 14, p. 48-60. 2007. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/645/659. Acesso em: 25 dez. 2020.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

OLIVEIRA, L. O sentido de lugar. In: MARANDOLA JR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.

PASSOS, L. A.; SATO, M. Estética da carta da Terra: pelo prazer de (na tensividade) com-viver com a diversidade. In: PASSOS, L. A.; SATO, M. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Penso, 2012. p.17-41.

SÁ, L. M. Pertencimento. In: FERRARO JR, L. A. (org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. v. 01. p. 245 - 255.

SANTOS, B. S. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: pesquisas e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p.17-44.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TRISTÃO, M. As dimensões e os desafios da educação ambiental na contemporaneidade. In: TRISTÃO, M. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 233 - 249.

Downloads

Publicado

2022-06-24

Como Citar

MEIRELLES MACEDO, S.; MENDES GARCIA, N.; DA SILVA COUSIN, C. O Lugar na Constituição do Sujeito Educador Ambiental. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 42-60, 2022. DOI: 10.56242/revistaveredas;2022;5;9;46-60. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/210. Acesso em: 21 nov. 2024.