O sentido ideológico de Cultura Corporal na perspectiva crítico-superadora: análises das práticas docentes
Resumo
Neste trabalho, busca-se refletir de que modo a aplicação da metodologia de análise de discurso permite estabelecer diálogos de entendimento a respeito do funcionamento dos discursos e seus interlocutores dentro do debate sobre a tendência pedagógica crítico-superadora. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática em textos publicados no Caderno de Formação da Revista Brasileira de Ciências do Esporte com a finalidade de identificar os sentidos atribuídos à Cultura Corporal nos textos analisados. Portanto, foi possível confirmar que a Educação Física apresenta diferentes concepções de objeto de estudo, ou seja, a variedade de objetos é determinada pelas bases epistemológicas que fundamentam suas ações.
Referências
BRACHT, V. Educação Física e Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Unijuí, 2003.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
CORDEIRO, V. D. Por uma sociologia da memória: análise e interpretação da teoria da memória coletiva de Maurice Halbwachs. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
CRUZ, Marlon Messias Santana Cruz. BARBOSA NETO, João Narciso. A relação dialética a educação inclusiva na atual conjuntura social. In: Lecturas EF y Deportes: revista digital. Buenos Aires. Ano 14. Nº 131, 2009. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd131/a-relacao-dialetica-da-educacao-inclusiva-na-atual-conjuntura-social.html Acesso em 10 jan 2020.
DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
ESCOBAR, Micheli Ortega Escobar. Transformação da didática: construção da teoria pedagógica como categoria da pratica pedagógica. Tese de doutoramento. Campinas: UNICAMP, 1997.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2013.
LINHALES, MeilyAssbú et al. Arquivos pessoais de professores de educação física: organização arquivística e pesquisa histórica. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 39, n. 3, p. 276 – 283, julho – Setembro 2017. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/pt-arquivos-pessoais-professores-educao-fsica-articulo-resumen-S0101328916301822>. Acesso em 20 fevereiro de 2020.
MAGALHÃES, L. D. R. História, memória e a educação: relações consensuais e contraditórias. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 67, p. 165-174, mar 2016.
MAINGUENEAU, Dominique. Os termos-chave da Análise do Discurso. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
MOTA, Wesley da; LEZAN, João Pedro. QUESTIONANDO A MASCULINIDADE HEGEMÔNICA A PARTIR DO “CAÇADREZ”: uma boa prática educativa no ensino médio? In: Caderno de Formação RBCE. Brasília, v. 09 n. 2, p. 22 - 33, 2018.
NEIRA, M. G. Educação Física (Coleção A Reflexão e a Prática no Ensino). v. 8. São Paulo: Blucher, 2011.
ORDONHES, Mayara Torres et al. A construção da memória em vida: a participação do professor Germano Bayer na história da educação física paranaense.Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 376-385, set. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175 8042.2016v28n48p376>. Acesso em: 15 jan 2020.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12ª edição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
PÊCHEUX, Michel. Sobre a (des)construção das teorias linguísticas. In: Línguas e Instrumentos Linguísticos. Campinas: Pontes, pp. 07-31, 1999.
POSSENTI, Sírio. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola, 2009.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.
SILVA, Bruno Allan Teixeira da. Et Al. Atividades de aventura na licenciatura em educação física: um relato de experiência. In: Caderno de Formação RBCE. Brasília, v. 07 n. 1, p. 69 – 80, 2016.
SOUSA, Cláudio Aparecido de. Et Al. CÍRCULO DE CULTURA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: reflexões de um docente sobre a sua prática pedagógica. In: Caderno de Formação RBCE. Brasília, v. 08 n. 2, p. 09 – 19, 2017.
TAFFAREL, Celi NelzaZulke; et al. Cultura Corporal e Território: uma contribuição ao debate sobre reconceptualização curricular. In: Motrivivência. Florianópolis, Ano XVII, Nº 25 p 17-35, 2005.
TAFFAREL, Celi Zulke. ESCOBAR, Micheli Ortega. Mas, afinal, o que é Educação Física: reafirmando o marxismo contra o simplismo intelectual. In: Rascunho Digital, 2007. Disponível em: http://www.faced.ufba.br/rascunho_digital. Acesso em 15 jan 2020.
VARGAS, André Luís Campos. Repetições, retomadas e deslocamentos no discurso de/sobre solidariedade. In: Tecnologias de linguagem e produção do conhecimento. Santa Maria, Volume II. p. 63 – 77, 2009.