O sentido ideológico de Cultura Corporal na perspectiva crítico-superadora: análises das práticas docentes

Autores

  • Marlon Messias Santana Cruz Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jonatan dos Santos Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Felipe Eduardo Ferreira Marta Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

Neste trabalho, busca-se refletir de que modo a aplicação da metodologia de análise de discurso permite estabelecer diálogos de entendimento a respeito do funcionamento dos discursos e seus interlocutores dentro do debate sobre a tendência pedagógica crítico-superadora. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática em textos publicados no Caderno de Formação da Revista Brasileira de Ciências do Esporte com a finalidade de identificar os sentidos atribuídos à Cultura Corporal nos textos analisados. Portanto, foi possível confirmar que a Educação Física apresenta diferentes concepções de objeto de estudo, ou seja, a variedade de objetos é determinada pelas bases epistemológicas que fundamentam suas ações.

Biografia do Autor

Jonatan dos Santos Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Docente na rede estadual de Educação da Bahia (SEC/BA).

Felipe Eduardo Ferreira Marta, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Pós-doutorado pela Virginia Polytechnic Institute and State University (Virginia Tech/USA).

Docente permanente no Programa de Pósgraduação em Memória: Linguagem e Sociedade - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

CRUZ, M. M. S.; SILVA, J. dos S.; MARTA, F. E. F. O sentido ideológico de Cultura Corporal na perspectiva crítico-superadora: análises das práticas docentes. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 179-192, 2021. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/151. Acesso em: 22 dez. 2024.