“Para nunca esquecer”: direitos humanos e a ressignificação do espaço tempo escolar

Autores

  • Tiago Dionisio da Silva Aluno de doutorado do PPGEDuc/UFRRJ e professor da SEEDUC/RJ
  • Nilcelio Sacramento de sousa Professor da Rede Municipal de Ensino de Miri/Bahia e aluno de doutorado em Educação da UFF.
  • Adenir Carvalho Rodrigues Professor da Rede Estadual de Educação da Bahia e Municipal da cidade do Bonito/Ba.

Resumo

Esse artigo se propõe a refletir sobre uma experiência de educação em Direitos Humanos vivenciada em uma escola estadual localizada na Baixada Fluminense. A experiência originou-se de iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) para toda rede estadual e materializou-se em um processo de construção de autonomia tanto da escola, que elaborou sua proposta, quanto dos(as) estudantes, que participaram de todo o processo. Trata-se, assim, de uma reflexão sobre a oficinas pedagógicas realizadas a partir de eixos ancorados no cotidiano da escola e negociados com os(as) estudantes. 

Biografia do Autor

Nilcelio Sacramento de sousa, Professor da Rede Municipal de Ensino de Miri/Bahia e aluno de doutorado em Educação da UFF.

Doutorando em Educação, área de concentração: Estudos do Cotidiano e da Educação Popular pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor da Rede Municipal de Ensino de Mairi/Bahia. Membro dos Grupos de Pesquisa: Diversidade Sexual na Educação e na Escola: estado da arte (UFF), Políticas do Corpo e Diferenças (UFPel) e Práticas Educativas e Formação de Professores (UNIRIO). Atua principalmente nos seguintes temas: formação docente continuada, diferença, gênero, sexualidades e currículo/s.

Adenir Carvalho Rodrigues, Professor da Rede Estadual de Educação da Bahia e Municipal da cidade do Bonito/Ba.

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Cândido Mendes (2015). Especialista em Filosofia Clínica pela Faculdade Itecne de Cascavel (2012), Graduado em Filosofia pela Faculdade João Calvino (2010). Graduado em História pela UNEB (2014). Professor da Rede Estadual de Educação da Bahia e Municipal da cidade do Bonito/Ba. Atuação na Educação Privada Superior com os sequintes temas: Formação continuada; Avaliação, Filosofia e História da Educação.

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

DA SILVA, T. D.; DE SOUSA, N. S.; RODRIGUES, A. C. “Para nunca esquecer”: direitos humanos e a ressignificação do espaço tempo escolar. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 107-125, 2021. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/150. Acesso em: 22 dez. 2024.