Ensino de Matemática e a Formação Cidadã na Cidade de Quelimane-Moçambique

Autores

  • Mirian Célia CAstellain Guebert PUCPR
  • Luis Cinésio Ramirez TAng Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.56242/revistaveredas;2022;5;9;61-76

Resumo

Este estudo analisa a contribuição do ensino de Matemática na formação cidadã junto aos estudantes da 7ª classe na cidade de Quelimane. As limitações das práticas interdisciplinares com vistas à formação do cidadão demanda a atuação do professor na educação básica como possibilidade de acesso aos direitos fundamentais. Delimitam-se como objetivos, conceituar educação cidadã e identificar as práticas para a formação da cidadania. Utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio da análise dos planejamentos dos docentes, tratados a partir da análise de conteúdo (Bardin, 1979). A discussão se sustenta em Adorno(1995). Os resultados não expressam relações do ensino da Matemática  com  a formação para a cidadania

Biografia do Autor

Luis Cinésio Ramirez TAng, Universidade Católica de Moçambique

Possui mestrado em Investigacao Educativa pela Universidade Pedagogica Holguin(2003). Atualmente é Docente e  Investigador da Universidade Catolica de Mocambique. Tem experiência na área de Educação Básica e Superir.

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Publicado

2022-06-24

Como Citar

GUEBERT, M. C. C.; TANG, L. C. R. Ensino de Matemática e a Formação Cidadã na Cidade de Quelimane-Moçambique. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 61-76, 2022. DOI: 10.56242/revistaveredas;2022;5;9;61-76. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/147. Acesso em: 22 dez. 2024.