Educação e complexidade em tempo de cultura digital
Resumo
O artigo discorre sobre a educação, problematizada pela perspectiva do ensino e da aprendizagem, tensionada pelos algoritmos e pelo acoplamento tecnológico proposto em uma cultura cada vez mais digital. A partir da Complexidade, procura discutir alternativas de emancipação do sujeito para além das programações previstas pelos dispositivos. Parte da perspectiva teórica da ontoepistemogênese para refletir sobre alfabetização e intersecção entre as áreas do conhecimento. Aponta, ao final, práticas didático-pedagógicas de “subversão” com vistas à autonomia dos sujeitos educandos.
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Publicado
2020-12-03
Como Citar
PELLANDA, N. M. C.; DAS CHAGAS, M. de F. de L.; HOFF, R. S. Educação e complexidade em tempo de cultura digital. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 96-112, 2020. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/146. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos