Educação Indígena e Direitos Humanos: racismo e sub-representação na Educação em MS

Autores

  • Antonio Hilario Aguilera Urquiza UFMS
  • Evanir Gomes Santos Secretaria Estadual de Educação - SED/MS

Palavras-chave:

Educação indígena. Direitos Humanos. Racismo.

Resumo

Algumas conquistas indígenas ao direito à educação específica têm sido alcançadas, fato que motivou este estudo a analisar, em particular, no estado de Mato Grosso do Sul. A pesquisa se desenvolveu por meio de revisão bibliográfica e documental de caráter exploratório, tendo como suporte o relatório da Declaração das Nações Unidas, a legislação nacional referente à educação indígena, pós-Constituição Federal de 1988 e, os resultados de pesquisas. Na revisão bibliográfica realizada, constatou-se a existência de amparo legal à educação indígena e à entrada e permanência de estudantes indígenas na educação, a despeito dessa evidência, entretanto, verificou-se carência de recursos públicos, o que gera uma situação precária para a permanência desses estudantes, assim como seguem práticas de discriminação e preconceito, caracterizando, inclusive, racismo institucional.

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

AGUILERA URQUIZA, A. H.; GOMES SANTOS, E. Educação Indígena e Direitos Humanos: racismo e sub-representação na Educação em MS. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 17-43, 2020. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/116. Acesso em: 22 dez. 2024.