Vinho e imaginários em contexto de globalização avançada

Autores

  • Carla Pires Vieira da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eunice Sueli Nodari Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Aborda o vinho no contexto da globalização atual, considerando a constituição e disseminação de imaginários globais relativos a essa bebida por meio das mídias de comunicação. Explora como tais imaginários, ao mesmo tempo em que colocam em cena diferentes dimensões relacionadas a essa bebida, atualizam sua inserção no âmbito da globalização alimentar. Ao delinear esses imaginários, a partir de uma análise de capas da revista Vinho Magazine, aponta para o que podem nos revelar tanto no que diz respeito aos significados atribuídos ao consumo dessa bebida em contexto de globalização avançada, como da natureza da globalização atual a partir do vinho, ressaltando que, do mesmo modo que a globalização é também imaginada, imaginários contribuem para configurar a globalização.

 

 

Biografia do Autor

Carla Pires Vieira da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciências Humanas.

Eunice Sueli Nodari, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de História e da Pós-graduação em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

ROCHA, C. P. V. da; NODARI, E. S. . Vinho e imaginários em contexto de globalização avançada. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 159-178, 2021. Disponível em: //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/114. Acesso em: 24 nov. 2024.