Desafios da Inclusão: Alfabetização de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Resumo
A inclusão escolar traz consigo uma ideologia de transformação cultural e estrutural da escola, onde as particularidades de cada aluno podem ser desenvolvidas num contexto que oportunize a equidade. Há cerca de trinta anos a escola vem se mobilizando, em um novo paradigma, para atender uma comunidade que apresenta a demanda de inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. Esse novo modelo faz com que famílias, sociedade e instituições reflitam sobre todo o trabalho pedagógico da escola regular para atender as reais necessidades das diversidades que contempla o seio escolar e depara-se com inúmeros percalços para cumprir sua função com a qualidade desejada. Dentre estas, está o desafio de promover a alfabetização de crianças com autismo de forma simbólica, em um contexto que considera a aquisição das competências de leitura e escrita além do modelo orgânico. O presente trabalho pretende proporcionar uma análise e reflexão, em uma pesquisa qualitativa, acerca dos processos de alfabetização, como forma de inclusão de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola municipal situada na periferia de São Paulo, por meio de observação participante. Com o escopo de análise dos principais aspectos, sejam eles de ordem biológica ou social, que influenciam na construção do conhecimento do aluno com TEA acerca da alfabetização. Considerando que todas as crianças têm direito e acesso à educação gratuita assegurada pela legislação brasileira, o educando com TEA também deve usufruir deste direito, garantindo o seu desenvolvimento integral, estimulando e respeitando suas possibilidades e capacidades, para o melhor convívio em sociedade, assim como todos os outros discentes.