Inteligências Emocionais na Prevenção e Enfrentamento á Síndrome De Burnout na Docência do Ensino Superior
Palavras-chave:
Inteligência Emocional. Síndrome de Burnout. Docência do Ensino Superior.Resumo
A pesquisa trata do desenvolvimento das inteligências ligadas à dimensão emocional na prevenção e enfrentamento à síndrome de burnout na docência. O objetivo geral foi identificar os fatores organizacionais e como eles interferem no desenvolvimento da síndrome de burnout. As inteligências ligadas à dimensão emocional são, em geral, as múltiplas de Gardner (2014), no tocante as inteligências pessoais e a inteligência emocional de Goleman (2015; 2018). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e exploratória. Foram analisados os elementos que podem prevenir e enfrentar os impactos da síndrome de burnout na docência. Conclui-se que o desenvolvimento de inteligência emocional como forte aliada na prevenção e no enfrentamento à síndrome de burnout. Com isso, o docente, além de acompanhamento profissional especializado, poderá buscar, individualmente, fortalecer suas inteligências ligadas à dimensão emocional para superar os danos vividos ao ser diagnosticado com a síndrome de Burnout.