Intensivist nursing and permanent education: an integrative literature review
DOI:
https://doi.org/10.56242/globalhealth;2022;2;6;45-50Palavras-chave:
Enfermagem de cuidados críticos, Educação continuada, Unidades de terapia intensiva, Critical care nursing, Continuing education, Intensive care units.Resumo
OBJETIVO: Descrever o que há na literatura científica atual acerca da educação permanente e continuada de enfermagem nas unidades de terapia intensiva mundiais.
MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, utilizando o Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, o Portal Regional da Biblioteca Virtual de Saúde e o Portal PubMed, sendo a análise de dados fundamentada na teoria de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin.
RESULTADOS: 26 artigos foram divididos em quatro categorias denominadas - Educação Permanente em Saúde Contemplando Necessidades de Aprendizado da Enfermagem; Efeitos da Educação Permanente em Saúde na Prática Profissional e Qualidade Assistencial, Percepções sobre Educação Permanente e sua Importância na Enfermagem Intensivista e; Estratégias e Resultados da Educação Permanente em Saúde na Atenção à Terapia Intensiva.
CONCLUSÃO: Há poucos estudos publicados especificamente sobre a educação em saúde da enfermagem na atenção à terapia intensiva, muitos trabalhos sugerem que mais pesquisas e ações de educação devem ser realizadas para este público visando a melhoria das práticas baseadas em evidências e qualidade da gestão da enfermagem intensivista.
DESCRITORES: Enfermagem de cuidados críticos, Educação continuada, Unidades de terapia intensiva.
ABSTRACT
OBJECTIVE: To describe the current scientific literature about permanent and continuing nursing education in intensive care units worldwide.
METHODS: This is an integrative literature review, using the Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, the Regional Portal of the Virtual Health Library, and the PubMed Portal, carrying out the data analysis based on Laurence Bardin's theory of Content.
RESULTS: In total, 26 articles were divided into four categories denominated - Permanent Education in Health Contemplating Nursing Learning Needs; Effects of Permanent Education in Health on Professional Practice and Quality of Care, Perceptions on Permanent Education and its Importance in Intensivist Nursing; and Strategies and Results of Permanent Health Education in Intensive Care.
CONCLUSION: There are few studies published specifically on nursing health education in intensive care, and many works suggest that more research and education actions should be carried out for this audience, aimed at improving evidence-based practices and quality of intensivist nursing management.
DESCRITORS: Critical care nursing, Continuing education, Intensive care units.