SUPLEMENTO 2021: Brazilian Journal of Global Health / ISSN 2763-5368 / Anais de Evento / 2021 / Anais de Evento Científico. Anais de Evento XLII° Congresso Acadêmico Médico José Carlos Prates COACME JCP
Anais de Evento XLII° Congresso Acadêmico Médico José Carlos Prates COACME JCP
Palavras-chave:
Brazilian Jounal of Global Health / ISSN 2763-5368 Anais de Evento_XLII° Congresso Acadêmico Médico José Carlos Prates_COACME JCPResumo
Sobre o evento
O Congresso Acadêmico Médico José Carlos Prates (COACME JCP) é organizado anualmente pelos acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade Santo Amaro. Sua primeira edição ocorreu no ano de 1980 e, atualmente, o evento encontra-se em sua 42ª edição, sendo considerado o Congresso Acadêmico Médico mais antigo da cidade de São Paulo.
Em seu ano de fundação, José Alberto dos Santos, então acadêmico do 6º ano, reuniu-se com um grupo de alunos entusiasmados e apresentou para as seis turmas da Faculdade a proposta de um Congresso Acadêmico. A mesma proposta foi levada aos professores, à mantenedora e à diretoria médica do Hospital do Servidor Público Municipal, onde era realizado o internato. No programa, o Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini foi convidado para ser o Presidente de Honra do primeiro COACME e o Prof. Dr. Rubens Monteiro de Arruda presidiu a Comissão Julgadora de Trabalhos Científicos, a qual também contava com professores de outras instituições.
Assim, entre os dias 19 a 23 de maio de 1980, ocorreu a primeira edição do congresso. Desde então, o COACME é organizado todos os anos pelos alunos da Universidade Santo Amaro. Na trigésima sétima edição, em Agosto de 2016, o COACME teve a honra de ser renomeado Congresso Acadêmico Médico José Carlos Prates, em homenagem ao ilustríssimo Professor Prates, sempre presente em todos os anos.
Pela tradição e excelência alcançadas ao longo de sua história, o COACME JCP vem obtendo sucesso em seu objetivo primordial: a disseminação do conhecimento científico entre os alunos da Santo Amaro. Todos os anos, os participantes têm acesso a palestras, mesas de discussão e oficinas que abordam temas relevantes da área médica, visando o aprimoramento dos graduandos. Os alunos do 5º e 6º ano inscritos podem realizar um simulado teórico-prático das provas de Residência Médica, como parte de sua preparação para as provas do fim do ano. Além disso, ao longo da semana do Congresso, os alunos podem apresentar seus trabalhos científicos, os quais são julgados por uma banca avaliadora composta por professores convidados. No último dia ocorre a Solenidade de Encerramento, cerimônia na qual os melhores trabalhos são premiados e os congressistas podem celebrar uma semana de aprendizagem e crescimento.
Organizadores do Evento
Presidente de Honra: Dr. Elias Jirjoss Ilias
Presidente Acadêmica: Laura Ruiz Andrade
Vice-presidente Acadêmica: Lara Guimarães Carelo Pinto
Tesoureira: Júlia Gazotto Rodrigues da Silva
Secretária: Giovanna Rossini Pires Baptista
Diretoria Científica: Helena Guimarães Bessa, Luana de Aguiar Trevis e Thiago Sipas Teixeira Luz
Comissão Científica: Bruna Cremonezi Lammoglia, Camila Requia Silva, Isabela Blattner Rocha Cerny, Karla Cardoso de Souza, Lana Carolina Silveira Rodrigues, Lana Omar Ghazzaoui, Lara de Oliveira Trigo, Maria Eduarda Rocha Soares Palma, Milena Rojas Antunes, Priscila Abreu Marques de Oliveira, Nathália Fabro Broilo Suzzy, Caroline Meneguetti, Tassia Barcelos Mendes Navarro e Thais Ferreira de Oliveira
Diretoria de Coffee Break: Carolina Soutto Mayor Mangini, Isabella de Almeida Aveiroe Isabella Scavariello Zicari de Monte
Comissão de Coffee Break: Andressa Nunez Rojas, Bárbara Fernandes Pompeu, Luiza Oppermann Oliveira eTeresa Nocito Salamone
Diretoria de Eventos: Bárbara Cristini Petrof Figueira, Daniela Graicer e Maria Eduarda Bertipaglia Neves
Comissão de Eventos: Amanda Percario Bosco, Carlos Henrique Galloni Fior e Rafaela Almeida Evangelista
Diretoria de Marketing: Gabriela Garcia Leal Vieira e Manuela Moreira Mota
Comissão de Marketing: Ana Carolina Mendonça da Silva, Bruna Meliunas Toledo, Giovana Silva Picolo e Priscila Dias Sofia
Diretoria de Oficinas: Ana Beatriz Nogueira Magri, Julia Martins Cerri e Luísa Mira Ramajo
Comissão de Oficinas: Ana Carolina Silva Diniz, Beatriz Aparecida de Almeida Silva, Beatriz Yamaguchi Hourneaux Pompeu, Eduardo José Domingues, Fernanda Achkar, Fernanda Yoshino, Gabriela Hasselmann, Giovana Luise Helfenstein Zaguini, Isabela Teruko Matsuyama, Julia Pedreiro Bertasso, Maria Eduarda Franchi da Costa, Maria Fernanda Ferreira, Mariah Fernanda Micchelucci Malanga, Murilo Blumer Paulon eThais Abdo Pereira
Diretoria de Palestras: Gabriela Barge Azzam, Maria Eugênia Martins Publio Correia e Maria Fernanda Bertipaglia Neves
Comissão de Palestras: Amanda Nagem Morales Vitorazzo, Carolina Tayama Fuzinato, Felipe Schapira, Giovanna Nivoloni da Fonseca, Isabella Linares Segura, Isabella Perin Martins da Silva, Isabelle Caroline Pires de Souza, Isadora Barbosa, Rafael Glerean Ghiselli, Rafaela Regis Bernardo Cunha, Rafaella Gonçalves Gonzales, Rebeca Silva Reis Redorat, Thais Shinohara e Thamires Ros Domingues
Diretoria de Patrocínios e Solidário: Isabela Valentim Borges, Luiza Lorençato Vitório e Victoria Castardo Navas Bernal
Comissão de Patrocínios e Solidário: Flavia Figueiredo Freua e Rafaela Del Piccolo Campos
Diretoria de Simulados: Isabela Clarassoti Simionato e Lucas Rizzo Marcondes
Comissão de Simulados: Fernanda Achkar, Fernanda Marcondes e Larissa Mauler Lobo