Telemedicina e currículo médico: revisão sistemática de literatura
Palavras-chave:
Telemedicina; currículo médico educação em saúde; tecnologias de informação e comunicação; ensino médico.Resumo
OBJETIVO: Analisar como a telemedicina está sendo incorporada ao currículo médico e seu impacto na formação dos estudantes de medicina e na futura prática médica. MÉTODOS: Realizamos uma revisão sistemática da literatura seguindo um protocolo de pesquisa definido. As etapas incluíram o estabelecimento do protocolo de pesquisa, identificação de teses, dissertações e artigos sobre telemedicina e currículo médico por meio de bases de dados como Bases digitais de teses e dissertações, Capes, Biblioteca Virtual em Saúde, Education Resources Information Center e PubMed. Foram utilizadas palavras-chave como “telemedicine” OR “telehealth” AND “medical student” OR “undergraduate medical education” OR “medical school". Os critérios para inclusão foram publicações entre janeiro de 2013 a maio de 2024 em inglês, espanhol ou português; enquanto os critérios para exclusão envolveram artigos sem resumo ou que estivessem fora do escopo da telemedicina e educação médica. RESULTADOS: A pesquisa revelou diversas áreas de interesse, como o uso da telemedicina durante a pandemia, as experiências dos estudantes com essa modalidade de atendimento, o aprendizado apoiado por tecnologia e a incorporação da telessaúde no currículo médico. Foi observado um impacto significativo da telemedicina na formação médica, especialmente durante e após a pandemia de COVID-19. CONCLUSÃO: O estudo conclui que a telemedicina desempenha um papel crucial na educação médica contemporânea, trazendo benefícios como o aprimoramento das habilidades clínicas dos estudantes e maior confiança no uso de tecnologias de saúde. A pandemia foi um fator impulsionador para a aceitação da telemedicina, indicando seu papel cada vez mais central e indispensável no futuro do ensino médico.
DESCRITORES: Telemedicina, Educação em saúde, Tecnologias de informação, Profissionalismo.
Abstract
OBJECTIVE: To analyze how telemedicine is being incorporated into the medical curriculum and its impact on the training of medical students and future medical practice. METHOD: We conducted a systematic literature review following a defined research protocol. The steps included establishing the research protocol, identifying theses, dissertations, and articles on telemedicine and medical curriculum through databases such as Digital Thesis and Dissertation Bases, Capes, Virtual Health Library, Education Resources Information Center, and PubMed. Keywords used were “telemedicine” OR “telehealth” AND “medical student” OR “undergraduate medical education” OR “medical school". Inclusion criteria were publications from January 2013 to May 2024 in English, Spanish, or Portuguese; while exclusion criteria involved articles without an abstract or those outside the scope of telemedicine and medical education. RESULTS: The search revealed various areas of interest, such as the use of telemedicine during the pandemic, student experiences with this care modality, technology-supported learning, and the incorporation of telehealth into the medical curriculum. A significant impact of telemedicine on medical training was observed, especially during and after the COVID-19 pandemic. CONCLUSION: The study concludes that telemedicine plays a crucial role in contemporary medical education, bringing benefits such as enhance ment of students' clinical skills and increased confidence in using health technologies. The pandemic was a driving factor for the acceptance of telemedicine, indicating its increasingly central and indispensable role in the future of medical education.
KEYWORDS: Telemedicine, Health education, Information technologies, Profissionalism.