Gamificação como estratégia educacional para o ensino da citologia oncótica
DOI:
https://doi.org/10.56242/globalhealth;2024;4;16;30-33Palavras-chave:
Metodologias ativas; gamificação; citologia oncótica; competências; Biomedicina.Resumo
OBJETIVO: Avaliar e relatar a utilização de um jogo da memória, como metodologia ativa (gamificação) no ensino da Citologia Oncótica, de alunos do curso de graduação de Biomedicina. MÉTODOS: Relato de Experiência. Durante a disciplina, os alunos tiveram sessões de treino de habilidades supervisionados no laboratório, durante as aulas práticas. Dentre as habilidades esperadas, o conhecimento de diferenciar as morfologias celulares de células da endocérvice, ectocérvice, junção escamo-colunar e microscopia são primordiais para a formação das habilidades do futuro profissional da saúde. Assim, os alunos participaram de uma atividade, com um jogo da memória e foi avaliado o tempo que cada grupo demorou para finalizar a rodada, bem como os acertos ao unir as duplas de cartas. Conforme a Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), pesquisas que se destinam exclusivamente a fins de ensino, estão dispensadas de apreciação ética pelo sistema CEP/CONEP. RESULTADOS: O resultado revelou que as habilidades aprendidas em aulas práticas foram aplicadas no jogo, levando em média 10 minutos em cada rodada para que finalizassem o jogo da memória com 32 cartas. A integração dos alunos mostrou que a gamificação pode ser considerada um recurso didático eficiente, capaz de promover a integração e elevar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento das competências que são exigidas nas disciplinas dos cursos de saúde e no desenvolvimento de uma visão crítica do futuro profissional da saúde. CONCLUSÕES: A interação dos alunos com o jogo da memória nesse relato apresenta uma possibilidade de integração de uma metodologia ativa, capaz de fornecer autoavaliação do aluno durante a atividade, bem como fornecer considerações imediatas sobre as habilidades adquiridas ao longo da disciplina de Citologia Oncótica.
DESCRITORES: Metodologias ativas; Gamificação; Citologia oncótica; Competências; Biomedicina.
Abstract
OBJECTIVE: To evaluate and report the use of a memory game as an active methodology (gamification) in teaching Oncotic Cytology to under graduate Biomedicine students. METHODS: Experience Report. During the course, the students had skills training sessions supervised in the laboratory during practical classes. Among the expected skills, the knowledge of differentiating the cell morphologies of the cells of the endocervix, ectocervix, squamo columnar junction and microscopy are paramount for the formation of the skills of the future health professional. Thus, the students took part in an activity using a memory game and the time taken by each group to complete the round was evaluated, as well as the number of correct answers when joining the pairs of cards. According to Resolution No. 510/2016 of the National Health Council (CNS), research that is intended exclusively for teaching purposes is exempt from ethical assessment by the CEP/CONEP system. RESULTS: The results showed that the skills learned in practical lessons were applied in the game, taking an average of 10 minutes each round to complete the memory game with 32 cards. The integration of the students showed that gamification can be considered an efficient didactic resource, capable of promoting integration and raising the quality of the teaching-learning processes, in the development of the skills that are required in the disciplines of health courses and in the development of a critical vision of the future health professional. CONCLUSION: The students' interaction with the memory game in this report presents a possibility of integrating an active methodology, capable of providing student self-assessment during the activity, as well as providing immediate considerations on the skills acquired throughout the Oncotic Cytology discipline.
KEYWORDS: Active methodologies; Gamification; Oncology cytology; Skills; Biomedicine.