Percepção Populacional Sobre o Campo De Ação Do Sistema Único De Saúde
Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde, Serviços de Saúde, Percepção, UsuárioResumo
INTRODUÇÃO: O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, com seus princípios doutrinários de universalização, equidade e integralidade. Nele há a execução de ações de vigilância, gestão e atenção à saúde, visando atingir todos os graus de prevenção. Contudo, a percepção da população sobre os serviços oferecidos ainda é limitada. OBJETIVO: Verificar o grau de percepção dos usuários atendidos em um projeto de extensão a respeito do campo de ação do SUS. METODOLOGIA: Estudo transversal realizado a partir da coleta em um projeto de extensão com 167 respostas de um questionário contendo determinantes socioeconômicos e serviços que fazem ou não parte do SUS. Posterior aplicação do método de quartis para análise dos níveis de conhecimento populacional. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Há baixo conhecimento populacional sobre vigilância, prejudicando seu desenvolvimento e financiamento. Há maior entendimento sobre os serviços de atenção nos três níveis de complexidade, com destaque para a primária. A gestão é de conhecimento médio e enfrenta barreiras regionais e burocráticas. As políticas Nacional de Educação em Saúde e de Educação Popular em Saúde são essenciais para melhorar o conhecimento populacional e promover participação ativa na gestão de sua saúde. CONCLUSÃO: Percebe-se compreensão desigual dos serviços do SUS, com áreas como vigilância e gestão sendo menos conhecidas, afetando seu desenvolvimento e financiamento, e deixando maior foco na área de atenção. O fortalecimento de políticas de educação em saúde pode auxiliar no aumento do conhecimento populacional sobre seus direitos e serviços disponíveis.
DESCRITORES: Sistema Único de Saúde, Serviços de saúde, Percepção, Usuário.
Abstract
OBJECTIVE: To assess the perception among users served by an outreach project regarding SUS’s field of action.
METHODOLOGY: A cross-sectional study was conducted using a questionnaire that included socioeconomic determinants and services that are or are not part of SUS. A quartile method was subsequently applied to analyze levels of public knowledge. RESULTS AND DISCUSSION: There is low public knowledge regarding health surveillance, which hinders its development and funding. There is greater understanding of healthcare services across the three levels of complexity, with primary care being more prominent. Management is moderately understood but faces regional and bureaucratic barriers. The National Health Education and Popular Education in Health policies are crucial to improving public knowledge and encouraging active participation in the management of their health. CONCLUSION: There is an unequal understanding of SUS services, with areas such as surveillance and management being less recognized, affecting their development and funding, while the focus remains more on healthcare services. Strengthening health education policies could help increase public knowledge about their rights and available services.
DESCRIPTORS: Unified Health System, Health services, Perception, User.