Psicoeducação na higiene do sono

estratégias para a redução do uso de fármacos em crianças com insônia comportamental

Autores

  • Renata Brito das Chagas Unisa
  • Daiane da Silva Amaral
  • Fernando Brasil da Silva

Palavras-chave:

higiene do sono, insônia comportamental, fármacos, insônia infantil, psicoeducação

Resumo

O presente artigo é uma revisão bibliográfica narrativa, que tem como objetivo discorrer acerca de como a psicoeducação da higiene do sono pode auxiliar na redução do uso de fármacos em crianças na idade pré-escolar (4-5 anos), com insônia comportamental. Os critérios para diagnosticar insônia são a insatisfação predominante com a qualidade ou a quantidade de sono, dificuldades em iniciar ou manter o sono, podendo haver despertares frequentes e/ou problemas para retornar a dormir, acarretando sofrimento clinicamente significativo e prejudicando o funcionamento social. Embora o uso de fármacos seja importante em determinados casos, essa não é a única forma de lidar com distúrbios de sono em crianças. Outra forma de lidar com essa questão envolve adaptar alguns comportamentos, como a adoção da Higiene do Sono, que pode ser efetuado independentemente da idade ou do motivo dos problemas para dormir.

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Publicado

2025-02-13

Como Citar

Brito das Chagas, R. ., da Silva Amaral, D. ., & Brasil da Silva, F. (2025). Psicoeducação na higiene do sono: estratégias para a redução do uso de fármacos em crianças com insônia comportamental. Revista Pluralistas - Revista Discente Interdisciplinar Da Universidade Santo Amaro – UNISA, 7(1), 37-50. Recuperado de //periodicos.unisa.br/index.php/pluralistas/article/view/654