Psicoeducação na higiene do sono
estratégias para a redução do uso de fármacos em crianças com insônia comportamental
Palavras-chave:
higiene do sono, insônia comportamental, fármacos, insônia infantil, psicoeducaçãoResumo
O presente artigo é uma revisão bibliográfica narrativa, que tem como objetivo discorrer acerca de como a psicoeducação da higiene do sono pode auxiliar na redução do uso de fármacos em crianças na idade pré-escolar (4-5 anos), com insônia comportamental. Os critérios para diagnosticar insônia são a insatisfação predominante com a qualidade ou a quantidade de sono, dificuldades em iniciar ou manter o sono, podendo haver despertares frequentes e/ou problemas para retornar a dormir, acarretando sofrimento clinicamente significativo e prejudicando o funcionamento social. Embora o uso de fármacos seja importante em determinados casos, essa não é a única forma de lidar com distúrbios de sono em crianças. Outra forma de lidar com essa questão envolve adaptar alguns comportamentos, como a adoção da Higiene do Sono, que pode ser efetuado independentemente da idade ou do motivo dos problemas para dormir.
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