PRESERVAÇÃO DIGITAL
Normas para Publicação de Artigos:
No texto submetido às seções Dossiê Temático e Artigos Livres não se apresenta nenhum dado relativo a autoria, isto é, nome, titulação, filiação institucional ou qualquer forma de reconhecimento de autores e seus contatos. As informações sobre a autoria devem constar em arquivo próprio a ser anexado no momento da submissão contendo: título do artigo, nome completo, titulação, filiação insitucional, ORCID e e-mail para contato no máximo em 4 linhas. Essas informações serão acrescentadas após aprovação final com envio de carta-aceite. O artigo respeita o limite entre 10 e 15 páginas digitadas em programa Word for Windows ou compatível, em formato A4, com margens de 2,5 cm e salvos em formato DOC ou DOCX, na seguinte ordem:
1 Título em língua portuguesa seguido do título em língua estrangeira, inglês ou espanhol, centralizado, em negrito, maiúsculo, fonte Arial, tamanho 14.
2 Resumo em língua portuguesa em até 10 linhas com (3) três palavras-chave em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado e digitado em único parágrafo, do início ao fim, separadas por ponto e vírgula.
3 Resumo em língua estrangeira, inglês ou espanhol, em até 10 linhas com (3) três palavras-chave na língua estrangeira adotada, digitado em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado e digitado em único parágrafo, do início ao fim.
4 Subtítulos em negrito e maiúsculo sem o espaço inicial do parágrafo.
4.1 Fonte: Arial tamanho 12;
4.2 Espaçamento entre linhas: 1,5;
4.3 Espaçamento entre parágrafos: 0;
4.4 Alinhamento: justificado;
4.5 Recuo da primeira linha: 1,25 cm à margem esquerda;
4.6 Subtítulos: em negrito e justificado;
4.7 Expressões em língua estrangeira: itálico;
4.8 Referências no texto: padrão autor-data (AUTOR, 2015, p. 23);
4.9 Citações de até três linhas são destacadas entre aspas no corpo do texto. As citações que ultrapassarem esse limite são destacadas com recuo à esquerda de 4 cm, em bloco, espaçamento simples, fonte Arial tamanho 10, sem aspas e separadas por espaço simples dos parágrafos superior e inferior. No caso de eventuais cortes nos trechos citados, a exemplo do uso de reticências ou da introdução de determinados termos, as intervenções são apresentadas entre colchetes;
4.10 Notas de rodapé: fonte Arial tamanho 10, com espaçamento simples e com o alinhamento justificado. Não utilizar “notas de fim”.
5 Os textos podem conter ilustrações, gráficos, tabelas e quadros, sendo indispensável mencionar na legenda o título e as fontes utilizadas. Imagens (fotos ou figuras) devem ter resolução mínima de 300 dpi, em formato JPG, JPEG ou PNG. Esses elementos são inseridos no corpo do texto e suas legendas devem constar no marco da figura, na parte inferior, em fonte Arial tamanho 10, com espaçamento simples.
6 As páginas não são numeradas.
7 A bibliografia é indicada em fonte Arial tamanho 12, com espaçamento 1,5, alinhamento justificado sem espaço entre os parágrafos em ordem alfabética como indicam alguns exemplos abaixo, destacando que, para documentos não contemplados, seguir normas da ABNT NBR 6023/2018.
LIVRO
MOTA, André. Quem é bom já nasce feito. Sanitarismo e eugenia no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
CAPÍTULO DE LIVRO
RAGO, Margareth. Epistemologia feminista, gênero e história. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (org.) Pensamento Feminista Brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019, p. 371-388.
DISSERTAÇÕES E TESES
LIMA E SOUZA, Mônica. Entre margens: o retorno à África de libertos no Brasil, 1830-1870. Orientador: Pedro Paulo Amaral Gurgel. 2008. 189 f. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de História, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janiero, 2008.
ROCHA, Thayná Alves. Melancolia e Suicídio na Metrópole Paulista. 2023. 221 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Humanas) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Santo Amaro, 2023.
ARTIGO DE PERIÓDICO
MARTINS, Ana Paula Vosne. Gênero e Assistência: considerações histórico-conceituais sobre práticas e políticas assistenciais. História, Ciências, Saúde Manguinhos, Rio de Janeiro, v.18, supl. 1, dez. 2011, p.15-34.
ARTIGO PUBLICADO EM MEIO ELETRÔNICO
MOTT, Maria Lúcia Barros. A Parteira Ignorante. Um erro de diagnóstico médico? Estudos Feministas, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1 e 2, p. 25-36, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/11952 . Acesso em: 16 dez. 2022.
ARTIGO OU MATÉRIA PUBLICADO EM JORNAL
ALENCASTRO, Luiz Felipe. As armas e as cotas. Folha de S. Paulo. São Paulo, ano 97, n. 32420, 2 set. 2012. Caderno Cotidiano, p. C2.
DOCUMENTO ICONOGRÁFICO
BRISGAND, Gustave. Retrato de D. Maria Augusta. Pastel técnica de giz sobre papel. 1922.
DOCUMENTO SONORO
BETHLEM, Newton. Depoimento. Entrevistadores: Tania Maria Dias Fernandes, Anna Beatriz de Sá Almeida. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz. 5 fitas cassete (4h35min). Depoimento concedido ao Projeto Memória da Tuberculose. 18 jul. 1990.
DOCUMENTO DE ARQUIVO
ARANHA, Luís de Freitas Vale. Carta a José Pinto. Arquivo Pedro Ernesto Batista, série Correspondência; PEB c 1935.01.15 (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Rio de Janeiro). 15 jan. 1935.
DOCUMENTO JURÍDICO
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n.2.203, de 5 de novembro de 1996. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde, NOB-SUS 01/1996. Diário Oficial da União, seção 1, p.48-56. 1996.
Normas para Publicação de Resenhas:
Cada resenha resulta da avaliação de livro acadêmico e esboça visão crítica sobre obras publicadas ou reeditadas nos últimos (5) cinco anos, no limite de (5) cinco páginas e com a seguinte estrutura:
1 Título e subtítulo: centralizado, em negrito, com iniciais em maiúsculo, diferente do título da obra em resenha, com no máximo 15 palavras, sem repetições, em fonte Arial, tamanho 14.
2 Autoria: alinhada à esquerda com menção em nota de rodapé da última titulação, da filiação institucional e do e-mail para contato, em fonte Arial, tamanho 11, com alinhamento justificado.
Exemplo:
Pedro da Silva 1
[no rodapé da página] 1 Graduado em Geografia. Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro – UNISA, São Paulo. pdasilva@gmail.com
3 Referência [do livro]: apresentada abaixo do nome do autor com total de páginas do livro em fonte Arial, tamanho 12, título da obra em itálico e alinhamento justificado.
Exemplo:
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. 2. ed. São Paulo: Elefante, 2017. 464 p.
4 Corpo do Texto: inicia com pequena biografia do(a) autor(a) e descrição dos aspectos físicos, editoriais da publicação. A análise temática, em sequência, explicita o conteúdo da obra. Ao final, a interpretação crítica. Texto redigido em fonte Arial, tamanho 12, com alinhamento justificado.
5 Caso haja necessidade, autores distintos da obra em resenha, mas citados no texto aparecem em referência completa, conforme padrões da ABNT-NBR 6023-2018, com no máximo (5) cinco referências organizadas em ordem alfabética e indicadas abaixo do corpo do texto da resenha.
Normas para Publicação de Resumos:
Resumos expandidos são publicados entre (2) duas e (4) páginas com a seguinte estrutura:
1 Título e subtítulo, centralizado, em negrito, em fonte Arial com tamanho 14.
2 Autoria: Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, Monografia de Especialização, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado indicada alinhado à esquerda, em fonte Arial, tamanho 12. Em nota de rodapé se menciona titulação, filiação institucional e e-mail em fonte Arial, tamanho 11, alinhamento justificado.
Exemplo:
Ernesto da Silva Brito 1
[no rodapé da página] 1 Graduado em Psicologia. Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro – UNISA, São Paulo. mdelima@gmail.com
3 A referência bibliográfica do trabalho acadêmico é apresentada abaixo da indicação da autoria em alinhamento justificado, fonte Arial, tamanho 12, na qual se menciona o(a) orientador(a).
Exemplo:
LUZ, A. Memórias em Disputa: a interdisciplinaridade como mediadora do conhecimento. Orientadora: France Luz. 2016. 120f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Santa Elisa, São Paulo, 2016.
4 O corpo do texto é redigido em um único parágrafo sem recuo de margem na primeira linha digitado em fonte Arial 12, espaçamento 1,5 com alinhamento justificado. Ao final o autor indica entre 3 e 5 palavras-chave. O texto do resumo explicita tema-problema da pesquisa; objetivos; justificativa, material ou fontes de pesquisa, método, embasamento teórico, resultados alcançados, considerações finais.
5 Por se tratar de resumos expandidos, são aceitas, no máximo, (5) cinco referências indicadas ao final do texto do resumo em conformidade com as normas de submissão da Pluralistas.
Artigos
Política padrão de seção.
Criatividade
Política padrão de seção.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1) O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista; 2) O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); 3) A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); 4) É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
PRESERVAÇÃO DIGITAL