A democratização dos espaços de aprendizagem em prol das infâncias na educação infantil

Autores

  • Kaliany Araujo Coqueiro Universidade de Santo Amaro
  • Leticia Aparecida Gonçalves Lara Universidade Santo Amaro
  • Janderson Lacerda Teixeira Universidade Santo Amaro

Palavras-chave:

Infância, Espaço, Democratização

Resumo

Durante todo o percurso escolar, o sujeito vivencia diversas experiências de aprendizagens dentro e fora de sala de aula. Sendo assim, é inegável que a ocupação dos espaços escolares é fundamental para a construção significativa do ensino-aprendizagem. A democratização dos espaços na Educação Infantil, objeto de estudo deste artigo, é um desafio para as Escolas, professores, gestores e profissionais da educação. Esta pesquisa busca uma reflexão sobre a importância da democratização dos espaços escolares para a primeira infância. Buscamos compreender também em que medida a relação da criança com os espaços da escola favorecem a construção de autonomia e aprendizagens e, por fim, discutiremos a importância da democratização dos espaços escolares, desde o processo de contrução até a ocupação e utilização dos prédios. Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica e documental, a partir de consultas às diretrizes para educação infantil, dos indicadores de qualidade e do currículo da cidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2025-02-19