VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades //periodicos.unisa.br/index.php/veredas <p>A <em>Veredas – Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas</em> <em>–</em> é uma publicação semestral do Programa de Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro - UNISA - e tem por objetivo propor reflexões abrangentes e interdisciplinares para fenômenos históricos, jurídicos, políticos, sociais, estéticos, comunicacionais, educacionais etc., com abordagens em diferentes áreas do conhecimento, desde que dialoguem com as Ciências Humanas. São bem-vindas, em fluxo contínuo, contribuições originais de mestres e doutores na forma de artigos, resenhas e entrevistas, a fim de difundir o conhecimento científico de maneira a criar interações com a comunidade científica nacional e internacional. </p> pt-BR pfcoelho@prof.unisa.br (Patricia M. F. Coelho) periodicos@unisa.br (Janice Toledo dos Santos) Mon, 09 Jun 2025 16:06:50 -0300 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O projeto político pedagógico na escola do campo: algumas considerações norteadoras para uma prática contextualizada //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/747 <p>O artigo discute o Projeto Político Pedagógico (PPP) no contexto da escola estadual do campo, destacando elementos importantes a serem considerados em sua (re)construção, como os saberes, os valores e a formação dos membros que compõem a comunidade escolar e local. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, resultante do mestrado profissional da pesquisadora. Fundamenta-se em autores como Freire (2001, 2003), Vasconcellos (2000, 2006), Arroyo (1999), Caldart (2009, 2012), Minayo (2015), entre outros. Os resultados indicam que o PPP é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento humano e social, desde que esteja alinhado à realidade, aos desafios e às potencialidades da escola pública do campo, integrando os conteúdos escolares aos saberes locais.</p> Geovana Marcia Carneiro Oliveira, Ivonete Barreto de Amorim Copyright (c) 2025 VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/747 Mon, 09 Jun 2025 00:00:00 -0300 Interfaces teórico-metodológicas no ensino religioso com foco em interculturalidade, tradições religiosas e direitos humanos //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/748 <p>Considerando o percurso do Ensino Religioso no Brasil a partir de seus aspectos legal e curricular, o presente artigo teve por objetivo mapear e analisar a prática pedagógica das professoras que lecionavam o componente curricular Interculturalidade, Tradições religiosas e Direitos humanos (área Ensino Religioso) (2021-2023), no 6º ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Municipal do Sertão Produtivo Baiano, após (re) elaboração do currículo pelo sistema municipal de ensino, para adequá-lo às propostas da Base Nacional Comum Curricular (2017), e às especificidades locais. Os resultados da pesquisa indicaram que as professoras enfrentaram desafios na implementação do referido componente curricular sob uma perspectiva pluralista e crítica.</p> Sandra Heloísa Teixeira Reis, Sandra Célia Coelho Gomes da Silva Copyright (c) 2025 VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/748 Mon, 09 Jun 2025 00:00:00 -0300 O Direito à Educação e Paulo Freire: um diálogo sobre justiça social e a Pedagogia da autonomia //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/744 <p>O artigo propõe uma articulação entre os fundamentos da pedagogia freiriana e o direito à educação no Brasil. Parte-se da hipótese de que a concepção de Paulo Freire potencializa a formação crítica dos profissionais da educação, promovendo práticas inclusivas e orientadas à equidade. O objetivo é relacionar essa abordagem à garantia do direito educacional e à formação docente, considerando o acesso, a permanência e a qualidade na educação básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica (MATTAR; RAMOS, 2021), baseia-se na obra Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 2023) e em marcos legais como a Constituição Federal (BRASIL, 1988), a LDB (BRASIL, 1996) e o Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014).</p> Alessandra Maria Sambatine Zambone, Kleber Willian Eloi, Maria Aparecida de Souza Santos Copyright (c) 2025 VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/744 Mon, 09 Jun 2025 00:00:00 -0300 Interdisciplinaridade e Saúde Mental na Educação de Jovens e Adultos: análise das políticas públicas e sua efetividade no âmbito do governo paulista //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/754 <p>A pesquisa parte do seguinte problema: como a saúde mental é tratada nas políticas educacionais para essa modalidade e em que medida essa abordagem se dá sob uma perspectiva interdisciplinar? Justifica-se o estudo pela necessidade de compreender o papel institucional da escola no acolhimento e cuidado com o bem-estar psíquico dos estudantes, especialmente em uma modalidade que atende sujeitos em situação de vulnerabilidade. A pesquisa objetiva: contextualizar a relação da Educação de Jovens e Adultos enquanto modalidade de vulnerabilidade social; levantar políticas e programas desta modalidade que apontem a relação da interdisciplinaridade com a saúde mental; propor a reflexão de novas políticas e práticas educacionais com princípios interdisciplinares e intersetoriais para a saúde mental na EJA. O método adotado é qualitativo, com enfoque na análise documental. A metodologia envolve a coleta e análise de conteúdo de documentos públicos, legislações, programas implementados. Como principais referenciais teóricos, utilizam-se Morin (2000) sobre interdisciplinaridade, Codo (2006) sobre saúde mental e educação, e as Diretrizes Curriculares da EJA (Brasil, 2000). Os resultados indicam que, embora haja menções pontuais ao tema, faltam diretrizes claras que articulem saúde mental de forma integrada às práticas pedagógicas. Conclui-se que a interdisciplinaridade é um caminho necessário, mas ainda pouco estruturado nos documentos analisados.</p> André Luis Dolencsko Copyright (c) 2025 VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/754 Mon, 09 Jun 2025 00:00:00 -0300 Formação contínua através de ferramentas de compartilhamento do conhecimento junto à profissionais de TI //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/781 <p>Cada vez mais tem sido adotado a metodologia ágil para desenvolvimento de software. Contudo, pouca informação sobre aplicação de processos e práticas das metodologias ágeis repercutem em Dívida Técnica (DT). Este artigo apresenta a percepção de profissionais de desenvolvimento sobre a importância de evitar a Dívida Técnica em contextos ágeis e propõe uma solução baseada em ferramentas de compartilhamento do conhecimento para apoiar uma formação contínua. Este estudo é de natureza aplicada com abordagem quantitativa através de pesquisa exploratória, a coleta de dados foi aplicação de questionário online seguida de análise estatística. Como resultado, propõe-se as ferramentas Portal do conhecimento e o Café do Conhecimento para, em um processo de formação continuada, disseminar experiências entre os profissionais.</p> <p>&nbsp;</p> Iara Carnevale de Almeida, Marcelo Antonio e Silva Filho, Patrícia Margarida Farias Coelho Copyright (c) 2025 VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/781 Mon, 09 Jun 2025 00:00:00 -0300 Capitalismo e as práticas neoliberais //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/772 <p>O estudo teve por objetivo analisar as implicações do capitalismo e as práticas neoliberais na saúde mental das mulheres, bem como compreender os mecanismos pelos quais essas ideologias econômicas reforçam as desigualdades de gênero. A pesquisa bibliográfica foi adotada como método, abrangendo artigos publicados nos últimos quinze anos. Foram selecionados estudos que discutem a relação entre neoliberalismo, feminismo, gênero e saúde mental, excluindo-se artigos de revisão e publicações sem acesso integral. Os resultados indicam que o neoliberalismo, ao promover a competitividade individual e precarização do trabalho, gera uma sobrecarga emocional na vida das mulheres, enfrentando desafios para equilibrar suas vidas profissionais, familiares e sociais.</p> Rayssa Batista Lima da Silva, Ana Paula de Lima, Cristiano de Jesus Andrade Copyright (c) 2025 VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades //periodicos.unisa.br/index.php/veredas/article/view/772 Mon, 09 Jun 2025 00:00:00 -0300